Opinião
E quem nos dá esperança?

Nota prévia: se tem mais do que 2 minutos para ler este texto, então não o leia.
Ganhe 19 minutos e oiça este discurso.
Desde o primeiro dia em que me apresentaram o projeto Link To Leaders nunca mais fui capaz de me descolar ou fugir da palavra “Leaders”. Tenho mesmo muita dificuldade em escrever algo que não se relacione com essa palavra.
Sou um grande admirador de Homens. Ainda está a ler estas linhas? Então é porque não foi ouvir o discurso que mencionei em cima; discurso que já devo ter ouvido perto de 100 vezes.
Há nele uma imensa ligação a todos os textos que aqui escrevi e uma ligação gigante a tudo aquilo que hoje nos falta: liderança, esperança, respeito, perseverança, espírito de missão e, acima de tudo, bondade para mudar o Mundo; sendo menos ambicioso, mas também muito importante, bondade e verdade para mudar Portugal, para um Portugal melhor para os outros que estão por vir.
O discurso, que se ainda não ouviu já está a perder, fala de um sentido de missão que pode mudar o Mundo para melhor. É um discurso altamente motivador e que nos faz saltar do sofá e trabalhar em prol do futuro de outros. Um discurso que nos poderá fazer perder o nosso egoísmo.
Mas atenção! Se ao ouvir este discurso e depois ligar as nossas televisões, poderá ficar na dúvida se deve mesmo levantar-se do sofá. Por isso, das duas uma: ou não oiça o discurso, ou nunca mais veja as notícias sobre Portugal.
Vá! Vá lá ouvir! E depois compare tal ode a uma qualquer comissão parlamentar em que questionam luís filipes vieiras – sim, com letra “pequena” -, carlos costas, ou algo que se relacione com um Novo Banco, uma Tap, uma operação Marquês ou uma qualquer operação Face Oculta.
Depois compare um vieira, um salgado, um vara, um sócrates, um galamba e até mesmo um antónio costa com o Almirante William H. McRaven, e verá que no que toca a um futuro em prol dos outros, o nosso país há muito que se entregou a bandidos e homens sem qualquer espécie de carácter, a quem uma comunicação social dá cobertura e aproveita a mediocridade cuspida permanentemente pelos mesmos para lutar por audiências manipuladas e ignorantes.
Verá que aqueles que fingem liderar-nos pretendem apenas manter um status quo dentro da sua comunidade, onde trocam e rodam de lugares por cada ciclo eleitoral, cada mandato presidencial, cada comissão, ou cada tacho que lhes permita, por muitas vezes, apenas e só, uma fuga para a frente para esconder passados sombrios e jogadas sujas que inquinaram o futuro de todos – o oposto do defendido no discurso que ainda não foi ouvir.
É. É isso mesmo. No fim poderá perguntar: Então quem nos dá esperança?
Talvez a resposta venha da quantidade daqueles que optem por ganhar 19 minutos para ouvir este discurso.
Portugal e o Mundo precisam, mais do que nunca, de líderes com o espírito de missão do Sr. Almirante William H. McRaven. Cabe a todos nós começar essa mudança. Vá lá ouvir e pode ser mesmo que a mudança comece por cada um de nós iniciar todas as manhãs a fazer a própria cama…..
Mas se ainda não foi ganhar 19 minutos para começar a mudar o Mundo, aqui ficam algumas das palavras que nos guiam para uma missão despida de egoísmo e que poderá, e deverá, vestir-nos a todos de um espírito que crie um legado honrado para as gerações futuras…
…”If I have learned anything in my time travelling the world it is the Power of Hope. The power of one person, a Washington, a Lincoln, King, Mandela and even the young girl from Pakistan, Malala.
“One person can change the world by giving people hope. So if you want to change the world start singing when you are up to your neck in mud…..”