Dinamarca é o melhor país para abrir um negócio online

Se está a pensar abrir um negócio online, saiba que há países que garantem melhores condições para o fazer. É o caso da Dinamarca, segundo a empresa norte-americana Best Accounting Software. Portugal também aparece na lista, mas em 32.º lugar.
A Dinamarca lidera o ranking Os melhores países para abrir um negócio online, com uma pontuação máxima em servidores de Internet seguros (mais de 277.000 por 1 milhão de pessoas) e no número de indivíduos com uma conta financeira (99,92%).
A lista foi elaborada pela empresa norte-americana Best Accounting Software, que se dedica a analisar e a classificar o software financeiro para ajudar pequenas empresas, freelancers, organizações sem fins lucrativos e outras organizações a fazer compras mais informadas, tendo por base critérios como conectividade, velocidade da Internet, contas bancárias, percentagem de utilizadores de redes sociais, tempo de abertura de empresa, entre outros.
Um total de 20 categorias foram analisadas. Além das já mencionadas, os investigadores focaram-se ainda em aspetos específicos, como o número de espaços de coworking disponíveis num determinado país.
Na avaliação dos critérios, os pesquisadores utilizaram ainda documentos oficiais de entidades como o Banco Mundial e a Tax Foundation. A cada critério foi atribuído um número de 0 a 100 e cada país recebeu uma pontuação de acordo com a sua posição em relação aos outros. A Dinamarca, que está mais bem colocada, tem 78,46 pontos. O Haiti surge no final da lista com a classificação de 14,93. Já Portugal aparece em 32º lugar com uma pontuação de 57.52.
Esta classificação surge numa altura em que o ecommerce regista um aumento exponencial. A eMarketer prevê que as vendas globais atinjam o valor de 6,54 triliões de dólares (5,39 biliões de euros) até 2023, respondendo a 22 por cento de todas as vendas no retalho (contra 14,1 por cento em 2019).
Mais de 200 países foram avaliados, mas por falta de dados em alguns locais apenas 99 apareceram no ranking. Os 10 que lideram a lista são países desenvolvidos, com a Dinamarca a surgir em primeiro, seguida pela Suíça, Holanda, Estados Unidos, Noruega, Suécia, Singapura, Alemanha, Canadá e Luxemburgo.

Os 10 melhores países para abrir negócio online
“Não há um desafio único que afete a maioria dos países. Por exemplo, os que apresentam um maior rendimento nacional bruto e que tendem a ter conectividade e melhores práticas para abrir um negócio são aqueles onde os empreendedores mais enfrentam elevadas cargas fiscais”, explica Rebecca Moody, que coordenou a pesquisa.
Os Emirados Árabes Unidos são os melhores quando se trata de velocidade de internet para dispositivos móveis. Já a Nova Zelândia é a que mais se destaca em termos de ambiente ideal para iniciar uma start-up.
No final da lista encontramos o Haiti, Venezuela, Uganda, Angola, Zâmbia, Paquistão, Camboja, Nepal, Bangladesh e o Tadjiquistão como os piores países para abrir um negócio na Internet.