DigiEduHack: iniciativa europeia dedicada à educação decorre em Lisboa

Com o tema “Como é que educação e tecnologia podem evoluir em conjunto”, a DigiEduHack destina-se a estudantes, professores e inovadores em educação e realiza-se de 9 a 10 de novembro.
Lisboa recebe nos dias 9 e 10 de novembro a DigiEduHack, uma iniciativa que faz parte de conjunto de hackathons sobre educação, iniciadas em 2019, promovidas pela União Europeia, dentro do âmbito do Plano de Ação Digital. São organizadas em cooperação com o Centro de Investigação Internacional em Inteligência Artificial (IRCAI), com o apoio da UNESCO.
A DigiEduHack Lisboa é organizada por três empreendedores educacionais e sociais – Filipa Lemos Cristina, João Mateus e Flávia Bravo – será realizada em ambiente híbrido para permitir a participação de várias regiões de Portugal, e tem como público-alvo estudantes, professores e inovadores em educação.
Os participantes na DigiEduHack – que tem como tema “Como é que educação e tecnologia podem evoluir em conjunto” – terão o apoio de uma equipa de mentores ao longo de todo o processo, e na tarde de dia 10 de novembro poderão fazer um pitch ao júri da DigiEduHack de Lisboa.
A equipa vencedora poderá ser incluída num grupo internacional de 10 a 12 equipas.. As três equipas finalistas deste grupo internacional ganham o título de Embaixadores da DigiEduHack Global 2021 e um prémio no valor de cinco mil euros.
“A possibilidade de organizar uma hackathon em educação, resultante de uma iniciativa europeia, que permite dar um espaço seguro, criativo, colaborativo, onde não haja barreiras ou crenças limitadoras ao processo criativo é fundamental para apoiar o processo evolutivo da educação”, frisou Filipa Lemos Cristina, empreendedora em educação e uma das organizadoras do evento. A iniciativa decorrerá no edifício LACS – Communitivity of Creators, nos Anjos, em Lisboa.