Devo fazer um MBA para ser melhor empreendedor?
Já alguma vez se questionou se deveria voltar à faculdade ou a uma business school para dar um impulso à sua carreira ou aos seus planos de empreendedor?
Fazer um MBA (Master Business Administration) pode ser uma opção para quem ambiciona voos mais altos no percurso profissional. Pode abrir portas pelos conhecimentos adquiridos, pelo desenvolvimento de hard e soft skills, mas também pelo network que se faz. Mas ainda assim, e apesar de ser uma formação prestigiante e reconhecida pelo mercado como uma grande mais-valia, há sempre que equacionar os prós e contras da mesma. Se está pensar fazer um MBA, aqui ficam alguns fatores que devem pesar no seu processo de decisão.
1-Ter um MBA ainda é uma obrigação em alguns setores de atividade. Se ambiciona uma carreira numa área especializada como a banca, investimentos ou finanças, por exemplo, então muitas vezes o facto de possuir um MBA é um fator crítico. Faça o trabalho de casa e averigue se o facto de não ter um MBA no currículo o vai colocar fora da corrida a um cargo-chave, por exemplo, para a administração da empresa.
2 – Considere os objetivos de longo prazo. Se está a trilhar um caminho de empreendedor, há muitas realidades para enfrentar entre as quais a importância do pitch, o levantamento de capital, assim como as negociações com investidores. Contratar o talento certo também está no topo da lista.
Agora, pergunte a si próprio se tem visão e perspicácia para os negócios (e confiança interior). Acha que possui as skills, o conhecimento e as oportunidades para avançar com essa experiência? Se a resposta for negativa, então fazer um MBA talvez seja uma decisão acertada. Quem já frequentou não hesita em afirmar que o MBA oferece um conjunto de capacidades sem paralelo noutro tipo de formação. Curiosamente, também tem aumentado o número de mulheres que procuram esta formação.
3 – Faça networking. Nunca subestime esta componente ao fazer um MBA. Se tem ligações de longa duração, de uma vida, estas podem ser um ótimo recurso ao longo da sua carreira. Também os seus colegas de MBA podem transformar-se em parceiros de negócio já que muitas vezes estes programas de formação executiva são palco de muita criatividade e de novas ideias empresariais.
4 – Selecione o programa certo. Aqui vem a parte complicada porque nem todos os programas de MBA são adequados para todos os candidatos. Para além de escolher o tema que melhor se adapta às suas preferências e objetivos de carreia, veja também se lhe interessa fazer um programa noturno, diurno, pós- laboral, de um ano ou dois… as opções são muitas. Hoje em dia muitos MBA já conjugaram aulas on- line com outras presenciais.
5 – Informe-se das alternativas financeiras. Fazer um MBA representa um investimento significativo, na ordem dos milhares de euros, mas muitos programas reajustaram-se e reduziram os compromissos financeiros inerentes ou criaram soluções facilitar os empréstimos aos participantes. Considere as suas opções e certifique-se de que obtém todas as informações de que necessita antecipadamente. Pode até surpreender-se agradavelmente com a forma como as escolas reestruturaram os seus programas para colocá-lo de volta no mundo do trabalho.








