Depois da tarde de sexta-feira livre, Precise adota semana de trabalho de quatro dias

A Precise já estava a testar o modelo de trabalho semanal com a tarde de sexta-feira, a blue Friday, há mais de um ano. Mas os resultados positivos levaram a empresa a adotar no início de 2023 a semana de quatro dias, de forma intercalada.

A Precise, empresa portuguesa de recursos humanos especializada em outsourcing de saúde e recrutamento em TI, introduziu a tarde de sexta-feira livre para os seus colaboradores, em 2021. Os efeitos positivos dessa iniciativa levaram a que a empresa optasse oficialmente por adotar a semana de quatro dias de trabalho no início de 2023, de forma intercalada, ou seja, cada colaborador tem uma semana de quatro dias quinzenalmente.

“Enquanto muitas empresas estão apenas agora a aderir ao projeto piloto do Governo para adotar a semana de 4 dias, a Precise já colhe os frutos desta abordagem há mais de um ano. Um dos maiores sucessos desta medida foi a taxa nula de absentismo e de turnover entre colaboradores internos”, explica a empresa em comunicado.

Segundo Nuno Neves, CEO da Precise, “a medida não só otimizou os processos internos, aumentou a produtividade, mas também promoveu uma comunicação mais eficiente entre as equipas. Surpreendentemente, a adoção da semana de quatro dias não resultou em qualquer diminuição na qualidade da capacidade de resposta aos clientes. Pelo contrário, observou-se uma maior motivação por parte dos colaboradores. As equipas organizaram-se de forma mais eficiente, adotaram mecanismos de trabalho mais produtivos e a comunicação interna melhorou significativamente.”

O responsável destaca ainda os benefícios da semana de quatro dias na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores: “o dia extra de descanso proporciona um alívio do stress vivido ao longo da semana, contribuindo para o equilíbrio e a recuperação necessária para lidar com os desafios profissionais”.

Além dos benefícios internos, a Precise refere que este modelo de trabalho tem sido um fator diferenciador na contratação de novos talentos. Os colaboradores tornam-se embaixadores da empresa, recomendando-a como um local de trabalho que valoriza o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Comentários

Artigos Relacionados