Crowdfunding do mês: Sea4Us em campanha para captar 1,2 milhões e tratar dor crónica

Biotecnológica portuguesa desenvolveu analgésico não-opioide e procura investidores para iniciar testes clínicos em 2026. A campanha de crowdlending está na Goparity.
Com o objetivo de angariar 1,2 milhões de euros de investimento – para financiar o desenvolvimento clínico de um analgésico não-opioide destinado ao tratamento da dor crónica – a biotecnológica portuguesa Sea4Us tem uma campanha de financiamento a decorrer na plataforma Goparity,
As duas empresas portuguesas juntam-se, assim, na missão de captar investidores que, ao participarem, estarão a adiantar o pagamento das subvenções públicas de incentivo já atribuídas à Sea4Us para garantir que a empresa inicia os ensaios clínicos em 2026. Os interessados em investir no projeto podem fazê-lo a partir dos 10 euros, através da plataforma.
O projeto da Sea4Pain II tem um objetivo de financiamento mínimo e máximo de 800 mil euros e 1,2 milhões de euros, respetivamente. Os pagamentos serão trimestrais, num prazo de 18 meses e um juro anual de 7,95%.
A Sea4Us é uma spin-off da NOVA Medical School, e no âmbito do projeto europeu Sea4Market transforma compostos químicos que existem em organismos marinhos em ingredientes farmacêuticos para tratamentos, por exemplo, para a dor crónica. Este analgésico tem como objetivo substituir os opióides no tratamento da dor crónica, reduzindo os efeitos secundários associados ao seu uso.
Manuel Nery Nina, cofundador da Goparity, salienta que “a história e a missão da Sea4Us é uma das mais inspiradoras e fascinantes que conheço, e é gratificante podermos fazer a nossa parte para os ajudar. O trabalho de toda a equipa combina paixão, curiosidade infinita e uma excelência científica que representa o melhor que se faz em Portugal. Esta campanha é, por isso, um verdadeiro marco, não só para a Goparity e a Sea4Us, mas também para todo o ecossistema financeiro e de investigação nacional”.
Refira-se que esta é a segunda campanha do projeto Sea4Pain através da plataforma de crowdlending da Goparity. Na primeira, foram angariados 800 mil euros, utilizados para a produção industrial de testes de toxicologia e segurança regulamentados, bem como para a realização de estudos de segurança avançados. Este valor já foi, entretanto, devolvido na totalidade a todos os investidores juntamente com os respetivos juros.
“A missão da Goparity colmata uma lacuna que existe no financiamento e sustentabilidade de empresas como a nossa. Ao mesmo tempo que agiliza financiamento de casos em que os tradicionais empréstimos não são acessíveis, promove associação e aproximação entre o investidor e o promotor”, concluiu Pedro Lima, fundador e CEO da Sea4Us.