Crowdfunding do mês: Bower, a app sueca que recompensa quem recicla

A Bower gere uma aplicação para smartphones através da qual as marcas de consumo recompensam os clientes pela reciclagem das suas embalagens.

“Imagine um mundo onde o lixo não existe” é a frase desafio da campanha que a start-up sueca Bower está a realizar na plataforma Republic (ex-Seedrs), para promover e desenvolver  sua criação tecnológica.  Consiste numa plataforma que corre numa app para smartphones que não só incentiva à reciclagem, mas que também educa e orienta os consumidores sobre como devem separar os seus resíduos corretamente, e desta forma ajudarem a criar um futuro mais sustentável.

O modelo de negócio da Bower gera receita por através de três fluxos: um SaaS de triagem e reciclagem; recompensas ao consumidor e campanhas de segmentação na aplicação; e insights avançados do consumidor.

As empresas pagam um fee para desbloquear serviços na aplicação, como dar visibilidade personalizada às suas marcas e instruções de reciclagem. Posteriormente, as marcas podem ativar os seus consumidores através de campanhas de segmentação pagas e de recompensas monetárias pela reciclagem. Também podem optar por canalizar os dados recolhidos pela aplicação para análises de mercado e de consumo em tempo real.

A aplicação da Bowers já tem resultados efetivos nos países nórdicos, nos quais já ajudou a reciclar mais de 100 milhões de embalagens e onde já construiu uma comunidade de cerca de 680 mil utilizadores. Atualmente, trabalha com mais de 500 marcas como Nestlé, Unilever e P&G.

A cinco dias do término da campanha de crowdfunding que está a desenvolver na Republic, a Bowers já cumpriu 86% do objetivo de 475 mil euros, ao captar quase 412 mil euros de 339 investidores.  Com o investimento captado espera concretizar a sua missão de se tornar global com uma solução alimentada por IA, desenvolvida em conjunto com o suporte do Google.org, e endossada pelo CEO da Apple, Tim Cook.

A Bowers é uma das plataformas com melhor avaliação na App Store e no Google Play na Finlândia, na Suécia e na Noruega.

Comentários

Artigos Relacionados