Criada associação para elevar carreiras de user experience em Portugal

Estudo “The State of UX in Portugal” é a primeira iniciativa da associação UXPA Portugal que visa auscultar os profissionais da área.
Criar melhores condições para os profissionais de user experience em território português é o objetivo da UXPA – User Experience Professional Association Portugal, que se propõe analisar o estado da arte das carreiras de UX em Portugal, através da disponibilização do inquérito “The State of UX in Portugal”.
Integrada na rede internacional de chapters da UXPA International, a nova associação procura apoiar pessoas que pesquisam, desenham e avaliam a experiência dos utilizadores em produtos e serviços, através de uma intervenção estruturada em três eixos: Educação, Networking e Eventos.
“User experience é a área que se dedica a criar produtos e serviços intuitivos, agradáveis e eficientes, combinando pesquisa, design e estratégia para assegurar que as necessidades dos utilizadores são atendidas. Na conceção da experiência do utilizador cabem várias etapas, desde a investigação sobre comportamento humano e organização da informação, até ao design visual e de interações que tornam a experiência completa e envolvente”, explica a associação em comunicado.
“Queremos muito exponenciar e dar visibilidade ao bom trabalho de User Experience que é feito em Portugal e acreditamos que temos o projeto certo para criar uma comunidade forte em torno da profissão e transformar positivamente as carreiras dos portugueses nesta área”, afirma a responsável, reforça Joana Castro, presidente e fundadora da UXPA Portugal.
O primeiro passo neste processo de transformação é o estudo “The State of UX in Portugal”. O inquérito produzido pela UXPA Portugal pretende perceber o estado atual da carreira dos profissionais com funções ligadas à experiência dos utilizadores. Para
isso, desafia todos os profissionais lusos e estrangeiros a trabalharem nesta área a partir de Portugal, a partilharem as suas experiências através da resposta a algumas questões.
De carácter anónimo, o inquérito procura fornecer dados concretos à UXPA Portugal que permitam desenvolver iniciativas que possam trazer maior impacto para evolução positiva das carreiras de UX. A UXPA Portugal tem prevista a criação de uma comunidade digital, a organização de workshops, ações de networking, programas educativos e de mentoria que facilitem o desenvolvimento de competências, entre outras ações que serão detalhadas ao longo dos próximos meses.
O custo do membership anual para profissionais está fixado nos 30 euros e inclui acesso gratuito a eventos e ao programa anual de mentoria, bem como descontos no acesso à UXPA International Conference e a programas educativos da rede de parceiros da UXPA Portugal. Para breve, está prevista a abertura de modalidades para empresas e estudantes.