CORK_EMPREENDE procura ideias inovadoras

A Associação Portuguesa da Cortiça vai atribuir seis prémios de cinco mil euros às ideias mais inovadoras.
A APCOR (Associação Portuguesa das Cortiça), abriu candidaturas para o concurso CORK_EMPREENDE, uma iniciativa dirigida a empreendedores com novas ideias de negócio e as novas PME (constituídas há menos de dois anos) com capacidade de corporizar novos modelos de negócio.
Objetivo: apostar na promoção do espírito empresarial, apoiando ideias de negócio inovadoras e com o objetivo de criar cerca de 20 novas empresas e postos de trabalho a nível nacional. A par da área da cortiça, também estão envolvidos no projeto outros setores estratégicos, como o da moda, design, arquitetura, TIC, construção, agroalimentar e mobiliário.
Além de se habilitarem a um dos seis prémios (de cinco mil euros), os participantes beneficiam também de sessões de coaching e mentoring com consultores especializados em temáticas estratégicas à criação de um novo negócio e/ou empresa.
“Durante o projeto será feito o mapeamento de novas oportunidades de empreendedorismo na fileira da cortiça bem como, das necessidades de capacitação para um amplo programa empreendedor assente em três eixos de sustentabilidade: competitividade, meio ambiente e responsabilidade social”, referiu em comunicado João Rui Ferreira, presidente da APCOR. As candidaturas terminam dia 30 de abril, devem ser apresentadas na Plataforma CORK_EMPREENDE.
Com esta iniciativa, a APCOR “pretende desenvolver uma nova estratégia de promoção do empreendedorismo, baseada em modelos de negócio orientados para processos tecnológicos e estimular novas iniciativas empresariais orientadas para a internacionalização”, explica a associação em comunicado. .
Refira-se que este concurso está inserido num projeto mais amplo de apoio ao empreendedorismo que conta com um valor de investimento total de 294.503, 48 euros, financiado a 85% pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.