Coolworking promove empreendedorismo em Castelo Branco
Promover e incentivar o empreendedorismo infantil e juvenil foi a motivação que esteve na origem do Coolworking. A iniciativa é promovida pelo Centro de Empresas Inovadoras (CEI), com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco e envolve os alunos das escolas do concelho.
Lançado no início do ano letivo junto dos alunos do 4º ano, 2º ciclo e do ensino secundário, neste momento o Coolworking integra mais de 350 jovens, divididos por quatro áreas de atividades, de acordo com o nível escolar em que se inserem.
Quinzenalmente, os alunos do 4.º ano têm aulas de empreendedorismo infantil em contexto de sala de aula. As mascotes Nega, Mega e Ega ajudam na dinamização das aulas e explicam-lhes o que é o empreendedorismo. Por seu turno, o 2.º ciclo usufrui do MeetUp – Clube de Empreendedorismo composto por aulas práticas e pelo concurso interativo “O Meu Canal é o Tal” que alia conceitos de empreendedorismo com a aplicação de novas tecnologias.
Os alunos do secundário serão desafiados a participar em três BootCamp – Desafios de 36 horas, durante os quais são confrontados com vários dilemas sobre os quais tem de tomar decisões. Desenvolvimento a criatividade, autonomia, trabalho em equipa e o espírito empreendedor, é o objetivo da ação.
Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, entidade que apoia o Coolworking entende que “é nestas idades que temos o dever de incentivar e cultivar nos mais jovens um pensamento empreendedor, um espirito crítico e a capacidade de comunicação”.