Contractuall, a plataforma que desburocratiza a realização de contratos

A start-up portuguesa está no Top 25 das Legal Tech da Península Ibérica. A sua plataforma permite celebrar qualquer tipo de contrato.

A Contractuall é uma plataforma que oferece uma solução prática para a celebração de contratos através de minutas personalizáveis e de assinatura digital. Como explica Miguel Matos, o seu fundador, esta ferramenta permite celebrar qualquer tipo de contratos de forma inovadora, sejam eles contratos de arrendamento, compra e venda de veículos ou de trabalho, por exemplo.

O processo é simples: quando selecionado um contrato, o cidadão pode ativar cláusulas relevantes para o seu caso em particular, de modo a personalizar os itens que pretende. A panóplia de cláusulas é vasta, permitindo, de acordo com o responsável da plataforma mais de 250 mil variantes do mesmo contrato, traduzindo-se muitas vezes num contrato exclusivo para cada caso. Miguel Matos ressalva que todas as minutas personalizadas são desenvolvidas por advogados, garantindo a legalidade do documento. Porém, a celebração de um contrato na Contractuall não dispensa a consulta de um advogado.

O facto de ao longo da vida nos deparamos com a necessidade de celebrar contratos, muitas vezes complexos pelo significado das cláusulas ou, inclusive, pela morosidade ou custos envolvidos, levou a Contractuall a criar uma solução que ajuda a resolver estes problemas, permitindo a realização de diversos tipos de contratos através de minutas personalizáveis.

A possibilidade de ativar cláusulas torna toda a experiência personalizável. É possível definir quem paga o quê e ter acesso a condições desconhecidas. Por exemplo, ao emprestar um imóvel a um amigo, existem inúmeras combinações possíveis de cláusulas, permitindo a criação de um contrato quase único para cada situação. Em contratos como o de arrendamento a plataforma pode ainda submeter fotos da habitação como anexo ao contrato. No contrato fica claro o que cada um tem de fazer e as suas penalizações em caso de incumprimento.  No final da experiência os documentos podem ser assinados digitalmente e à distância ou impressos e assinados em papel.

Comentários

Artigos Relacionados