Conheça os principais ecossistemas de IA na EMEA

Londres, Telavive e Paris ocupam os três primeiros lugares da lista dos principais ecossistemas de IA na Europa, Oriente Médio e África, no relatório apresentado pela StartupBlink.

De acordo com a pesquisa divulgada pelo StartupBlink no relatório Global Startup Ecosystem Index, o Top 10 das melhores cidades com start-ups na área da Inteligência artificial (IA) na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) é liderado por Londres (Inglaterra), seguindo-se Telavive (Israel) e Paris (França).

Fonte: StartupBlink

O relatório mostra que Londres é a principal cidade de IA da Europa, mantendo uma vantagem de 50,6% sobre Paris. Por outro lado, a atividade das start-ups de IA em Londres é 33,6% maior do que o verificado em Telavive, mostrando uma lacuna menor do que o verificado no ranking geral do ecossistema, o que pode indiciar que o centro financeiro de Israel (Telavive) está a ganhar terreno na sua especialização em inteligência artificial. Londres é a principal cidade de IA da Europa, mantendo uma vantagem de 50,6% sobre Paris,

Perto estão as cidades de Berlim, na 4ª. posição e Munique na 5.ª, o que reflete o ecossistema de inteligência artificial descentralizado da Alemanha e com uma intensa atividade em vários hubs.

Refira-se que Israel tem mais uma cidade neste top 10, com Jerusalém a ocupar o 6.º lugar.

Por sua vez, a capital norueguesa, Oslo, ocupa a 9.ª posição, apenas 1,5% atrás de Cambridge (Inglaterra), o que, segundo o relatório, pode sinalizar uma potencial mudança de ranking no próximo ano, devido ao empenho de Oslo em fortalecer o seu ecossistema de IA.

Com Tallinn, a Estónia também está no top 10 da indústria de start-ups de inteligência Artificial,  6 pontos acima da sua posição no ranking geral de ecossistemas.

 

Comentários

Artigos Relacionados