Conheça a start-up americana que ajuda os proprietários de terrenos a ganhar dinheiro com o caravanismo
A Harvest Hosts é uma aplicação que dá aos caravanistas acesso ilimitado a estadias em quintas e vinhedos nos EUA. Em troca, os proprietários dos terrenos rentabilizam as suas propriedades e dinamizam a economia local.
Depois de ter deixado o cargo de CEO da sua empresa de banco de imagens, em 2016, Joel Holland procurou fazer uma pausa profissional e trocou a cidade, na Vírgina, Estados Unidos, para passar meses a viajar de autocaravana por 48 Estados do país. Uma das peculiaridades desta aventura é que ao longo do caminho foi pernoitando em fazendas ou noutros terrenos paisagísticos de propriedade privada. Tudo por intermédio da aplicação Harvest Hosts, um projeto fundado por Don e Kim Greene em 2009.
Um projeto que reúne, por um lado, os viajantes em autocaravanas e, por outro, os proprietários de terrenos agrícolas, ou não, por todos os Estados Unidos, interessados em rentabilizar os seus espaços, colocando-os à disposição dos viajantes para ali pernoitarem e usufruírem de locais e paisagens únicas. A Harvest Hosts engloba uma rede de adegas, cervejarias, destilarias, quintas e atrações que convidam os RVers (caravanistas) a ficar em mais de 2190 parques. Em vez de pagaram por noite, como num parque de campismo ou num Airbnb, os membros deste “clube” pagam um fee anual, de 99 dólares, que lhes dá acesso ilimitado para pernoitar em qualquer um dos locais registados no anfitrião Harvest.
Os próprios locais ganham dinheiro quando os viajantes fazem despesa no local, como, por exemplo, em lojas de ranchos, quintas e herdades. Aliás, a empresa incentiva os seus membros a comprarem produtos nos locais que os hospedam. Em média, os visitantes individuais gastam cerca de 13 mil dólares por ano nos locais em que ficam, mas os membros gastaram mais de 25 milhões de dólares nos pequenos negócios locais que visitaram em 2020, afirmou Joel Holland.
Nas suas viagens, Joel Holland “apaixonou-se” pelo conceito. “Podemos ficar em locais realmente incríveis como quintas vinícolas e fazendas, conhecer os proprietários, provar os produtos. É uma experiência única”, revelou à Inc.com. Gostou tanto da ideia que em 2018 adquiriu a empresa, na altura já com nove anos de atividade. Formou a equipa, investiu em publicidade e promoção e a Harvest Hosts ganhou um novo fôlego. Quando foi comprada, a empresa tinha uma lista de 600 locais e cerca de seis mil membros. Hoje, soma cerca de 2.286 locais disponíveis para ficar nos EUA e mais de 180 mil membros. Nos dois primeiros meses deste ano, as inscrições de membros na Harvest Hosts aumentaram 400% face ao ano anterior e, em março, o valor foi de 700%. Ao que tudo indica, a pandemia ajudou a impulsionar o crescimento das reservas de autocaravanas e roulottes.
Já em março deste ano, a Harvest Hosts angariou 37 milhões de dólares da Stripes, uma empresa de growth equity sediada em Nova Iorque. Holland planeia usar o dinheiro para ajudar a impulsionar a expansão da empresa e acompanhar as necessidades do grande aumento da procura, uma vez que os números das viagens domésticas continuam a crescer devido à pandemia, confidenciou.