Concurso Montepio Acredita Portugal volta a ultrapassar os 10 mil inscritos

Este ano o concurso de empreendedorismo Montepio Acredita Portugal contou com um total de 10.640 ideias inscritas. Os vencedores serão conhecidos a 12 de setembro.
A completar este ano a sua 10.ª edição, o concurso Montepio Acredita Portugal revelou ontem o número de projetos que este ano concorreram a esta iniciativa. E os números revelam que o empreendedorismo e a inovação continuam em alta, já que concorrem a esta edição 10.640 ideias.
A categoria de Empreendedorismo Social, apoiada pelo Banco Montepio, que também é naming sponsor do concurso, contou com 1913 candidaturas. Esta é, aliás, a categoria que mais cresceu nos últimos anos.
O melhor projeto desta área terá o apoio do Banco Montepio na fase de arranque, o que permitirá o desenvolvimento de sinergias com outras start-ups no domínio do empreendedorismo social.
Para além desta categoria, o concurso Montepio Acredita Portugal dá também visibilidade a projetos noutras áreas de atuação. É o caso do Prémio Brisa Mobilidade 2019, apoiado pela Brisa, que registou 309 candidaturas de projetos da área da mobilidade. Neste caso, o vencedor terá a oportunidade de ser incubado pela própria Brisa e de receber o seu apoio na fase de go-to-market.
Há ainda o Prémio K.Tech, promovido pela KCS iT e mais direcionado para empreendedores tecnológicos, que recebeu 1844 candidaturas. Este prémio, refira-se, foca-se, sobretudo, na aplicação das novas tecnologias de informação e na sua implementação em áreas de negócio tradicionais. Aqui o melhor projeto conta com o apoio da KCS IT para entrar no mercado, concretamente através da atribuição de uma bolsa de horas para implementação das melhores práticas ao nível do PMI.
Por último, o Prémio H2O Inovação by Águas de Gaia teve 226 candidaturas de projetos relacionados com a gestão da água e a sustentabilidade, e nesta competição o vencedor terá a oportunidade de ser incubado pelas Águas de Gaia e participar no Eurovision for Startups.
Além das vantagens referidas, os melhores projetos recebem ainda um vasto pacote de serviços, destinados a apoiar a sua entrada ou consolidação no mercado. A gala na qual serão conhecidos os vencedores realiza-se no dia 12 de setembro de 2020. Na edição do ano passado foram premiados sete projetos.