Concurso de empreendedorismo procura ideias de negócio para o mar
O concurso de empreendedorismo centrado na economia do mar vai ser apresentado já na próxima segunda-feira. As candidaturas podem ser efetuadas até dia 9 de fevereiro.
A Câmara Municipal de Matosinhos vai apresentar oficialmente no dia 20, no UPTEC Mar, em Leça da Palmeira, o BluAct, um concurso de empreendedorismo que quer estimular a economia azul de forma sustentável. A iniciativa dirige-se a quem tenha projetos empresariais na fase de ideia, bem como a empresas já constituídas, com menos de quatro anos, e as inscrições podem ser efetuadas até dia 9 do próximo mês.
Os projetos participantes podem inserir-se em diversas áreas de atividade, desde o turismo, indústria, investigação, formação, desporto ou moda, entre outras, mas têm de cumprir um critério comum: terem um impacto significativo na economia do mar.
As 10 ideias de negócio selecionadas terão como prémio um programa de ideação, durante quatro dias na UPTEC-Mar, para apoio ao desenvolvimento do modelo de negócios. Os três vencedores têm direito a incubação na UPTEC Polo do Mar durante um ano. Está ainda previsto um prémio extra, suportado pelo Super Bock Group e promovido pela UPTEC, que consiste num programa de aceleração a atribuir à ideia de negócio que tenha como enfoque a redução de plástico.
Esta iniciativa, representada em Portugal pela cidade de Matosinhos, enquadra-se num projeto europeu de transferência de boas práticas na área da economia Azul que pretende explorar o apoio a start-ups e ao empreendedorismo sustentável em investimentos relacionados com a economia do mar.
Apoiar projetos empresariais inovadores, sobretudo intensivos em conhecimento e tecnologia, e promover a criação de emprego qualificado são objetivos do concurso BluAct Matosinhos. Este projeto europeu também envolve as cidades de Piraeus (Grécia), Burgas (Bulgária), Ma taro (Espanha), Ostend (Bélgica), Galati (Roménia) e Salerno (Itália).








