Compras de Natal com start-ups portuguesas

O Natal está à porta! Para quem ainda não foi às compras, aqui vai uma lista das sugestões que selecionámos das nossas start-ups nacionais.

Esta é a época mais festiva do ano, altura em que a tradição e a solidariedade andam de mãos dadas com a partilha, o amor e a paz. Basta um olhar atento pelas ruas das cidades, casas e escritórios, e até para os rostos das pessoas para perceber que a magia natalícia anda no ar.

E se neste ano deixasse os grandes centros comerciais e as marcas internacionalmente conhecidas, e apostasse nas start-ups portuguesas?

São muitas as possibilidades e os preços, mas uma só garantia, a da qualidade, de estar a potenciar a economia nacional, a apoiar os empreendedores portugueses e de conseguir ser diferente das habituais compras massificadas desta época do ano.

O que nos diz? Vamos às compras?

Para os mais pequenos

Bleebla
Produz brinquedos simples, intemporais e de alta qualidade que apelem aos sentidos e emoções de todas as idades. Aqui todo o pormenor é pensado, valorizando o detalhe, a procura e seleção das matérias-primas, a manufatura atenta e cuidada e o modo de embalagem.

Cuco Toys
Já pensou em oferecer um pião único, tão único que até vem numerado? Para responder à crescente falta de identidade dos produtos de massas, a artista procura uma estética que equilibre a tradição com a inovação, assim como responder ao crescente mercado de nostalgia, originalidade e também turismo.

Mita
Quando a preocupação com a saúde, a sustentabilidade e a economia são assuntos cada vez mais na ordem do dia, a Mita traz soluções mais saudáveis, confortáveis, ecológicas, eficientes e económicas para os bebés.

StoryTellme
Produz histórias únicas onde a criança empresta o seu mundo às personagens, podendo ser o herói ou heroína, vilão ou vilã, mascote ou ajudante, num booklet encadernado e um e-book que esta poderá partilhar com família e amigos.

Sabores para os sentidos

Casa de Severi
E se oferecesse um doce especial? A Casa de Severi desenvolveu este ano uma Compota de Natal, sempre com o selo gourmet e aquela proposta quase indecente de podemos usar uma colher, para tornar único um gin natalício.

Maria Correia Natura
E o que dar àquele familiar alérgico ou diabético? Uns biscoitos que não têm açúcar, nem ovos, nem corantes e conservantes, mas que têm muito sabor. São vários os sabores, num pacote onde tudo é pensando ao pormenor, da embalagem ao tamanho dos sacos. Se comprar os pacotes maiores, encontrará lá dentro vários pequenos, para que os tenha sempre à mão e com a frescura do acabado de fazer.

Miss Can
A Miss Can nasceu como forma de recuperar uma tradição familiar e revitalizar as tradicionais conservas portuguesas. Desde 2013 que surgem em “packs” com três latas, desenhados para aliarem tradição, cultura, gastronomia e design portugueses. O peixe é cozido a vapor, através de um método artesanal. No interior de cada um dos “packs”, é ainda possível ler sobre a história da indústria conserveira.

MUSA
Quando a cerveja artesanal decide revolucionar, surge a MUSA. Se tem na sua lista de amigos arrojados amantes da cerveja, espreite as propostas desta nova start-up portuguesa e entre na espuma do copo.

O Benefício
E se oferecer a 1ª edição de um azeite português que promete ser mesmo especial? O packaging é totalmente manufaturado: corte especial, impressão em serigrafia tradicional e manual a duas cores, aplicação de cetim, lacrado e marcado manualmente com sinete, com personalização e marcação de número de série únicos e na hora. Cada peça é única e irrepetível.

Rapada
E quando a cerveja artesanal vem acompanhada de outras propostas? Apresentamos-lhe a Rapada que, além da dita cerveja artesanal, traz também geleia de cerveja e biscoitos do mesmo néctar.

Para os vaidosos

Bioco Tradition
A paixão da Bioco pela tradição e pela identidade portuguesa levou-os a recriar com design, produtos com história, com identidade, adaptando-os às pessoas apaixonadas pela vida. O objetivo da start-up portuguesa é trazer para o presente produtos do passado e fazer reviver emoções.

Lipscani
A Lipscani foi criada, inicialmente, em 2010, como um projeto familiar. Os seus acessórios inspiram-se na época entre 1890 e 1930 e são fortemente influenciados pela cultura e estilo arquitetónico português da época. Dos poetas portugueses às vilas operárias, são muitas as propostas de malas e acessórios que oferece.

Feet It
E se conseguisse mandar fazer sapatos por medida sem sair do sofá? Pois é isso que a start-up Feet it lhe traz. Duas fotos dos pés em causa, uns passos para escolher o modelo e demais pormenores, e depois é só esperar que cheguem!

MATER Jewellery Tales
A start-up MATER Jewellery Tales, marca portuguesa de joalharia contemporânea individualizada, propõe a inclusão de memórias, mensagens ou dados pessoais nas peças, recorrendo a vídeo, imagem ou áudio.

Nae
A nae é uma marca de calçado portuguesa, com uma filosofia vegan e preocupada com a sustentabilidade ambiental: trabalham com materiais alternativos ao couro, tais como a cortiça, as microfibras ecológicas, folha de ananás e PET – garrafas de plástico recicladas.

Saccus
A Saccus usa matéria-prima 100% portuguesa em todos os sacos, pastas, mochilas e acessórios de moda para homem, que desenvolve. São diversos os materiais usados, como o burel e a cortiça, mas o mais inovador é a pele de peixe curtida, que atribui um cunho diferente a muitos dos seus produtos.

Sigues
Era uma vez uma designer portuguesa que achava o papel de jornal esteticamente bonito e decidiu fazer alguma coisa com ele. Por tentativa-erro, chegou ao produto que hoje comercializa, e que apelida de joias de jornal. As pessoas viram e gostaram e hoje estas joias já se passeiam até por certos rostos conhecidos.

Skog
Num país de sol o ano inteiro, é sempre elegível oferecer um par de óculos de sol, principalmente quando estes só usam materiais sustentáveis e plantam duas árvores por cada par de óculos vendido.

Ubber White
Sabia que pode oferecer umas sapatilhas criadas por artistas? Esta start-up portuguesa une a arte ao calçado. O estilo, a técnica e a inspiração de cada artista são respeitados. A liberdade de criar é absoluta, pelo que cada par é único.

Para se entreter

Blaart
A blaart é um autêntico novo mundo de arte. Aqui pode conhecer e seguir artistas das mais diversas áreas, assim como comprar as suas obras. Tem igualmente a possibilidade de solicitar aos artistas trabalhos específicos.

Infinite Book
Escrever, apagar e voltar a escrever. Sim, é possível. Um caderno, infinitas oportunidades de errar, em folhas maleáveis e reutilizáveis. Este produto nasceu pelas mãos de um jovem português de 17 anos e uma campanha de crowdfunding.

Jinja
A Jinja concebe e produz uma grande variedade de produtos originais, realizados 100% à mão, pela reutilização de desperdícios têxteis. Na sua coleção, conta já com a parceria do designer australiano Tom Allen, que ajudou na criação do modelo de negócio e na estratégia de marketing da Jinja e no design dos “drink coolers”. Os produtos Jinja são produzidos manualmente em Portugal.

Lapa
Tem um amigo distraído? Que está sempre a esquecer-se de onde estacionou o carro ou deixou as chaves?  Já conhece a Lapa? Apoiada inteiramente por uma aplicação e pela utilização de Bluetooth, pode colocar a Lapa na mala ou colá-la às chaves do carro e localizar todas as coisas. É à prova de água e resistente ao choque.

Life in a Bag
Com o Life in a Bag, pode oferecer o presente ideal para alegrar um familiar ou alguém de quem gosta. Tudo o que vai precisar está dentro do saco, pote ou caixa. Podem ser ervas aromáticas, flores comestíveis ou micro verduras biológicas para colocar na secretária, na janela ou na varanda.

Toyno
Mobiliário empático, é assim que lhe chamam os criadores desta start-up. A Toyno pretende ligar emocionalmente os consumidores com as peças adquiridas. Cada uma das peças tem uma história individual, contando com duas linhas diferentes de produtos: a animal Series, com o Donko, o lamechas; Nillo, o rapper wannabe; Ello, o dorminhoco; Giffo, a irrequieta e Emilio, o luminoso, e a linha de material de escritório da Toyno Ohno Series.

Para os viajantes

Impactrip
Se quer oferecer uma viagem diferente, porque não uma proposta de turismo solidário? Esta agência 100% portuguesa propõe férias ou passeios únicos, mas que também sejam usados para conhecer outras realidades e gerarem um impacto positivo, quer social quer ambiental.

Indie Campers
E se neste Natal trouxesse uma aventura no sapatinho? Basta escolher um dos 13 postos em Portugal (Lisboa, Porto e Faro), em Espanha (Barcelona, Málaga, Bilbao, Santander, Girona, Valência, Madrid, Sevilha e Alicante) ou em França (Biarritz) e agendar a viagem que quer oferecer e, quem sabe, mesmo partilhar, a bordo de uma caravana alugada, totalmente equipada.

Trip for Wellness
De norte a sul de Portugal e ilhas, esta start-up pretende ser a sua referência para planear/oferecer e reservar férias, escapadelas e retiros saudáveis em Portugal. O lema é considerar a saúde não apenas como a ausência de doença, mas a plena realização do potencial físico, mental e emocional, alcançável através de atitudes positivas, dieta saudável, exercício físico e abstenção de hábitos nocivos. A ver com atenção, caso pretenda oferecer um momento de relax com turismo de spa e bem-estar.

Tripaya
Criado por quatro jovens portugueses, a Tripaya é um serviço de pesquisa online que indica os pacotes de viagens e hotéis dentro do orçamento que inserir. Porque não oferecer umas férias ou uma escapadinha de fim de semana por aí?

Boas compras e votos de um feliz Natal!

Bleebla
Cuco Toys
Mita
StoryTellme
Casa de Severi
Maria Correia Natura
Miss Can
Musa
Benefício
Cerveja Rapada
Bioco Tradition
Lipscani
Feet It
MATER Jewellery Tales
Nae
Saccus
Saccus
Skog
Ubber White
Blaart
Infinite Book
Jinja
Lapa
Life in a Bag
Toyno
Impactrip
Indie Campers
Trip for Wellness
Tripaya
Bleebla
Comentários

Artigos Relacionados