Comité das Regiões Europeu distingue concelho de Castelo Branco como o mais empreendedor

Castelo Branco recebeu esta semana um prémio europeu de empreendedorismo, atribuído pelo Comité Europeu das Regiões. Até agora a única cidade portuguesa distinguida tinha sido Lisboa, em 2015.

Portugal volta a ter um dos seus concelhos distinguido pelo Comité Europeu das Regiões (CR) como uma região europeia empreendedora. Depois de Lisboa, em 2015, agora foi a vez de Castelo Branco receber o título de Região Empreendedora Europeia (EER), uma distinção que reconhece regiões “que demonstraram uma abordagem empresarial excecional e uma estratégia de crescimento inteligente”. A edição 2021/22 centra-se no tema «Empreendedorismo para uma recuperação sustentável. 

De acordo com o comité responsável pela atribuição desta distinção, as regiões vencedoras da EER  “demonstraram a capacidade de aproveitar a crise como uma oportunidade para redefinir o rumo do seu desenvolvimento económico”. No caso do concelho de Castelo Branco, o destaque foi para o trabalho desenvolvido ao nível da incubação de start-ups, o fomento de atividades para promover o empreendedorismo entre os mais jovens e a criação de sinergias, na área empresarial e mesmo noutras regiões.

O CR evidenciou “o dinamismo do setor agroalimentar e o forte empenhamento político na mudança ecológica”, do concelho de Castelo Branco onde encontrou “um potencial significativo para uma recuperação sustentável após a pandemia”.

Além disso, e a fim de aproveitar a eficiência das abordagens empresariais para enfrentar uma série de desafios locais, a região empenha-se fortemente na promoção de uma cultura empresarial. Foram tomadas várias medidas de apoio nas administrações públicas e nos estabelecimentos de ensino. Paralelamente, a estratégia de desenvolvimento de Castelo Branco está muito bem integrada na Estratégia Regional de Inovação mais vasta do Centro de Portugal.

Para José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, “ser considerada uma Região Europeia do Empreendedorismo é não só uma fonte de orgulho, mas também o reconhecimento da nossa estratégia e de todo o trabalho desenvolvido neste domínio. O nosso concelho, o grupo de trabalho que trabalha diariamente para o desenvolvimento das nossas empresas e os cidadãos de Castelo Branco sentem-se muito orgulhosos com este reconhecimento”.

O presidente da edilidade lembrou ainda que, nos últimos anos, Castelo Branco apostou estrategicamente no empreendedorismo. “Hoje em dia, temos um verdadeiro ecossistema empresarial que se destaca a nível nacional e internacional. Os pilares desta aposta assentam em várias infraestruturas cujo dinamismo permite estimular o empreendedorismo jovem, orientando-o para tornar as empresas mais competitivas”, afirmou.

Refira-se que Castelo Branco juntou-se a outras cinco regiões europeias igualmente premiadas este ano, a saber: Madrid, em Espanha, Provença-Alpes-Côte d’Azur, em França,  Helsínquia, na Finlândia, o município de Gabrovo, na Bulgária, e Silésia, na Polónia.

Comentários

Artigos Relacionados