Suíça já usa robôs para fazer serviços de patrulha
O robô com inteligência artificial substitui os humanos como guarda de segurança na Suíça. O projeto é da start-up de robótica Ascento.
Nas ruas suíças já existe um robô autónomo, de duas rodas, que trabalha para a empresa de segurança Securitas AG. Trata-se de um bot de patrulha desenvolvido pela Ascento, uma start-up de robótica da ETH Zurich, que está especialmente vocacionado para vigiar grandes áreas ao ar livre e que normalmente exigem mais do que um profissional de segurança.
O robô tem “pernas” dobráveis e rodas, e a “cabeça” aloja o computador, a bateria, os sensores e a IA baseada na cloud. De acordo com o fundador da start-up, Alessandro Morra, o robô está preparado para circular em terreno plano, para passar por cima de obstáculos ou até para subir degraus.
O robô está equipado com uma câmara térmica que deteta pessoas e veículos, bem como com uma câmara 360.º que consegue captar imagens do ambiente circundante. Toda a informação captada é comunicada em tempo real ao centro de controlo.
O objetivo da Ascento é desenvolver o bot de forma a que ele produza automaticamente relatórios de segurança diários. De acordo com a start-up suíça, este tipo de robô tem sido um complemento de segurança muito eficaz nos diversos locais de testes onde as experiências já estão a decorrer. A Ascento assegura que os seus robôs guardas permitem que um único guarda humano cubra com eficiência grandes área externas, para as quais normalmente seria necessária uma equipa extensa. A estratégia de negócio da start-up passa pelo aluguer dos robôs para complementarem as equipas humanas das empresas de segurança.