Comissão Europeia desafia regiões a candidatarem-se a Regional Innovation Valleys
A iniciativa Regional Innovation Valleys está inserida na nova agenda europeia de inovação e quer aproveitar o potencial tecnológico e inovador das diferentes regiões da União Europeia.
Com o propósito de fortalecer e promover os ecossistemas europeus de inovação, conectando todos os territórios da União Europeia, a Comissão Europeia lançou um convite à manifestação de interesse pela iniciativa Regional Innovation Valley. O desafio feito às regiões está em curso até dia 18 de setembro, está enquadrado na Nova Agenda Europeia de Inovação e visa “
“aproveitar o potencial da inovação de deeptech nos diferentes territórios da UE”.
Esta iniciativa tem como meta identificar até 100 regiões que estejam “comprometidas em melhorar a coordenação e direção das suas políticas e investimentos em pesquisa e inovação, a nível regional, e em colaborar em projetos de inovação inter-regionais, incluindo inovação em deptech, ligados aos projetos prioritários da UE.
Este programa baseia-se em mais de 180 estratégias nacionais e regionais de especialização e, quando aplicável, na participação na ação piloto Parcerias para Inovação Regional (Partnerships for Regional Innovation-PRIs).
“Com os Regional Innovation Valleys pretendemos estabelecer uma comunidade de regiões que atendam aos desafios e necessidades locais, contribuindo ao mesmo tempo para as prioridades estratégicas da União. Comprometer-se a se tornar um vale de inovação regional significa construir resiliência diante da concorrência global. Apelamos às regiões para que unam forças e desenvolvam um robusto ecossistema europeu de inovação”, explicou Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude.








