Início Artigos de Ricardo Marvão
Ricardo Marvão

Ricardo Marvão

Ricardo Marvão é cofundador da Beta-i, uma associação sem fins lucrativos que nasceu em 2010 e tem como missão inovar o empreendedorismo em Portugal. Começou a trabalhar em 2001 na Dell em Londres e depois em Portugal na PT Inovação. A partir de 2003, trabalhou para a Agência Espacial Europeia, na Alemanha, nos programas de Missões Científicas e Observação da Terra e, mais tarde, para a Inmarsat em Londres, uma companhia de telecomunicações por satélite. Em 2004, cofundou a EvolveSpace Solutions, uma das primeiras start-ups portuguesas a fornecer software e serviços para a Agência Espacial Europeia e para empresas dessa área de atividade, de que foi CEO até2011. Após ser adquirida pela Novabase (a maior empresa portuguesa de TI), foi gestor do departamento Aerospace & Transportation da Novabase até ao início de 2013. Ricardo Marvão tem um MBA em Aerospacial pela Toulouse Business School.

The Future is Education

Não sei se repararam, mas o European Innovation Academy, o maior programa universitário de aceleração em Inovação Digital da Europa, que conta com a participação de aceleradoras de Silicon Valley e foi desenvolvido em colaboração com instituições de topo, como a UC Berkeley, a Stanford University e a Google, passou por Portugal em agosto, mais especificamente por Cascais.

Cascais dá as boas vindas a Silicon Valley

A Beta-i existe em torno de uma premissa: trabalhar, ano após ano, nas lacunas do ecossistema, ou “o que falta fazer no ecossistema empreendedor”. Ao longo dos anos, temos incentivado start-ups e founders, das mais variadas formas, sempre procurando o progresso das start-ups de maneira a prepará-las para a próxima fase onde estarão envolvidas.

O empreendedorismo como missão

A Beta-i foi criada em 2010, no pico da crise, com o objetivo de contribuir para a criação da nova geração de empreendedores, focada numa cultura de ação e visão global, e assente em colaboração e metodologias de lean innovation que, essencialmente, procuram desenvolver projetos que resolvam problemas concretos e reais, de uma forma diferenciadora e com capacidade de crescimento rápido e sustentável.