Cleantech Camp procura novos projetos para acelerar a transição energética na Europa
A 5.ª edição do Cleantech Camp procura novos projetos e start-ups no setor das energias limpas. Inscrições até 1 de março.
O programa de aceleração internacional que procura ideias ou empresas em fase inicial, que atuam no setor das energias limpas, iniciou ontem a fase de inscrições para a sua 5.ª edição.
Do conjunto de inscrições ( que podem ser efetuadas ate dia 1 de março) o programa irá escolher apenas 15 projetos, que seguirão um programa de formação em Lisboa, Barcelona e Madrid (agendado para o período entre março e junho) que combinará sessões de formação, workshops especializados para o desenvolvimento de projetos e sessões de networking, liderados por diferentes especialistas.
Incentivar a inovação aberta entre as empresas parceiras do programa e as start- ups participantes, para gerar um ecossistema de troca de conhecimento, que beneficia grandes empresas e empresas na fase de desenvolvimento é o objetivo deste programa.
O Cleantech Camp resulta de uma parceria entre a EIT InnoEnergy, Naturgy, a Enagás, a Câmara Municipal de Lisboa, a Prio, a CRH e Barcelona Activa. Além destas, o Cleantech Camp conta ainda com a colaboração de empresas como a Osborne Clarke, ZBM Patents e Ateknea Solutions que assegurarão a formação aos empreendedores.
O projeto vencedor selecionado no evento final receberá um prémio de 20 mil euros, enquanto o segundo e terceiro lugares terão direito a um prémio de cinco mil euros.
Este ano o Cleantech Camp dá especial relevo ao desenvolvimento de pilotos. Para isso, os empreendedores devem preparar um pré-projeto de um possível piloto, com base nos desafios e necessidades que serão lançados pelas empresas envolvidas no programa.
Uma vez apresentada a estrutura inicial, os parceiros do programa decidirão se avançam com o financiamento de até quatro pilotos, que podem chegar aos 120 mil euros.








