CommuniCity quer transformar Campanhã num laboratório de soluções tecnológicas
O projeto europeu CommuniCity quer fazer da Campanhã um laboratório vivo de soluções que melhorem a qualidade de vida das comunidades locais, envolvendo-as num processo de cocriação e de aproximação às tecnologias.
A zona de Campanhã, no Porto, vai acolher um novo projeto europeu de aproximação da tecnologia às pessoas. CommuniCity é o nome da iniciativa que envolve 12 parceiros de seis países europeus na instalação de soluções inovadoras nas comunidades locais.
Tendo como ponto de partida as necessidades das comunidades locais, o projeto tem como missão aumentar a inclusão e a sustentabilidade das áreas de intervenção, fornecendo, para isso, “soluções tecnológicas, digitais, sustentáveis e inovadoras com potencial de fazerem a diferença no seu quotidiano”, explica a Câmara Municipal do Porto, em comunicado.
“O objetivo passa por aprofundar a fronteira da inovação orientada para a comunidade como um todo, de modo que o desenvolvimento e teste de soluções inovadoras sirvam melhor as necessidades da sociedade, com base nos valores europeus de justiça, equidade, inclusão e sustentabilidade”, acrescenta.
Na Campanhã serão testadas cerca de 100 soluções inovadoras, em parceria não só com as cidades envolvidas e as comunidades locais, mas também com entidades de investigação e da indústria. Para isso, ao longo da duração do projeto, serão abertos concursos para a criação dessas soluções aos níveis local e europeu.
O projeto, que conta com o financiamento de cerca de 4,9 milhões de euros do programa Horizonte Europa, é coordenado pela Universidade de Amesterdão e envolve 12 parceiros de seis países europeus (Portugal, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca, Itália e Espanha). No Porto, a iniciativa é levada a cabo pela Domus Social – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, com coordenação da Associação Porto Digital, e contará, para as duas entidades, com uma fatia do financiamento total de cerca de 528 mil euros.
A iniciativa, que arrancou oficialmente no passado dia 1 de setembro, decorre durante 36 meses.