Cidades europeias lideram na adaptação climática

Atenas, Barcelona e ​​Paris são três das cidades europeias que melhor se adaptaram às mudanças climáticas. Portugal também têm algumas cidades na análise feita pela Carbon Disclosure Project (CDP).

Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização ambiental sem fins lucrativos, analisou as cidades que melhor se estão adaptar às alterações climáticas através do desenvolvimento e implementação de medidas que visam contribuir para melhorar a sua performance nesta matéria. Incentivar a utilização de transportes públicos ou construir mais parques verdes foram dois dos parâmetros considerados na análise da CDP.

No caso das cidades europeias foram listadas 21 cidades com a classificação mais alta pela sua transparência e ação climática. Para constarem nesta classificação, as cidades devem divulgar publicamente os seus dados ambientais, ter um diretório de emissões em toda a cidade, terem metas de energia renovável e de redução de emissões, com vista a atingir a meta de zero emissões até 2050, por exemplo. Outro dos critérios de classificação é a existência de um plano de adaptação climática em toda a cidade.

Globalmente, das 1000 cidades analisadas, 122 foram selecionados como líderes ambientais na análise da Carbon Disclosure Project. E quais são as cidades europeias que estão a implementar mais iniciativas para conter as mudanças climáticas? Atenas (Grécia), Bærum, Trondheim e Oslo (Noruega), Barcelona, Madrid e Vitoria-Gasteiz (Espanha), ​​Braga, Guimarães e Porto (Portugal), Florença e Helsingør (Dinamarca), Lahti, Tampere, Turku, Vantaa e Oulu (Finlândia), Malmö (Suécia), Mannheim (Alemanha), Paris (França) e Haia (Países Baixos) foram as eleitas.

As medidas adotadas para fazer face às mudanças ambientais mudam consoantes as cidades. Atenas, por exemplo, instalou sistemas solares em 50 escolas para cobrir 110% das suas necessidades energéticas. Já a capital francesa planeia reformar um milhão de casas até 2050 e, como parte da economia circular da cidade, metade dos canteiros de obras locais terá “zero resíduos para aterros sanitários” até 2030.

No plano mundial, também são várias as cidades com bom desempenho no que respeita à adoção de medidas para fazer face às mudanças climáticas. São os casos de Mumbai, na Índia, Lima, no Peru, Quito, no Equador, Yaoundé, nos Camarões, e Amã, na Jordânia.

Comentários

Artigos Relacionados