Católica Porto e Planetiers New Generation lançam hub de inovação

A Universidade Católica do Porto e a Planetiers New Generation juntaram esforços para criar um hub de inovação em sustentabilidade e regeneração. O projeto será apresentado oficialmente no dia 27 de outubro.

INSURE.hub é o nome de uma nova plataforma que resulta da mobilização da Universidade Católica Portuguesa, no Porto (através Católica Porto Business School e Escola Superior de Biotecnologia ) e da Planetiers New Generation. Trata-se de um espaço de inovação e gestão numa perspetiva circular, com o objetivo da sustentabilidade plena (net-zero) e/ou regeneração (positive pursuits), antecipando o futuro e a adaptação aos desafios ambientais globais, explicam os mentores da iniciativa.

O hub vai incidir em quatro eixos fundamentais, a saber: apoio a empresas e clusters no desenvolvimento de negócio e novos investimentos; promoção de empreendedorismo sustentável/regenerativo; mobilização da sociedade; e formação académica.

A Universidade Católica Portuguesa no Porto associa-se assim à Planetiers New Generation, aportando um conjunto de entidades nacionais e internacionais que se constituem como líderes de pensamento e agentes de transformação para a Sustentabilidade e a Regeneração

“Pretendemos que o INSURE.hub se consubstancie numa iniciativa que envolve todos os stakeholders para preparar soluções em linha com as metas 2030,” frisou Manuela Pintado, diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica no Porto.

António Vasconcelos, da Planetiers New Generation, explicou que “o INSURE.hub irá operar num ecossistema único, de cocriação sectorial ou territorial e internacional, contando com a contribuição de peritos internacionais com experiência na implementação de processos disruptivos, circulares, sustentáveis e/ou regenerativos”. O evento de lançamento do INSURE.hub decorre no dia 27 de outubro, na Católica no Porto.

A par deste lançamento, decorre também a 1.ª Conferência Internacional de ldo INSURE.hub que vai juntar oradores nacionais e internacionais da academia e do mundo empresarial como  Edwin Janssen e Rüdiger Rhörig (Sustainable Growth Associates – The Natural Step Germany);Tom Bregman (Future-Fit Foundation, UK); João Pinto (Católica Porto Business School); Sofia Santos (Caixa de Crédito Agrícola); Tom Bregman (Future-Fit Foundation); John Fullerton (CEO Capital Institute, US); John Melo (CEO Amyris Inc) e Manuela Pintado (coordenadora do projeto Alchemy e diretora do CBQF/ESB/UCP).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados