Cascais Invest quer atrair projetos e promover o investimento
Captar investimento e promover o desenvolvimento económico do concelho é a missão da nova agência Cascais Invest apresentada na semana passada.
Já foi lançada a Cascais Invest, uma agência de captação de investimento criada pelo município de Cascais, que visa apoiar o tecido empresarial o concelho e atrair investimento para a região. Ou seja, captar para Cascais investimento nacional e estrangeiro, replicador de emprego qualificado e de clusters tecnológicos de ponta, por exemplo.
A agência é liderada por António Saraiva, presidente da CIP, que aceitou o desafio “com sentido de missão e de pôr ao serviço das empresas aquilo que tem sido a minha experiência e ajudar as empresas a trilhar este caminho que sendo difícil, será como noutras crises anteriores, vencido com a determinação e resiliência que as empresas portuguesas têm até agora sabido demonstrar”, referiu no evento de lançamento.
António Saraiva frisou ainda que “não é fácil captar investimento porque o mundo, atendendo à pandemia que vivemos, está em retração, ainda existe uma quebra de confiança generalizada, mas este desconfinamento que se verifica não só em Portugal, mas no mundo, vai levar gradualmente a essa retoma e confiança”, concluiu.
No lançamento da Cascais Invest, também Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, reforçou a ideia de que o projeto nasce “para encontrar a capacidade de reindustrialização, de criar riqueza endógena que sabemos que temos muito talento, muita qualidade e que muitas vezes não o sabemos aproveitar”.
O autarca referiu que a agência vai trabalhar conjuntamente com parceiros estratégicos e congratulou-se pelo facto de terem conseguido juntar na mesma organização empresários de vários setores, o que não é fácil, assegura. “Conseguimos colocar a Câmara, os decisores públicos, os decisores privados, todos no mesmo espaço a decidirem a estratégia”. “O Cascais Invest poderá oferecer a capacidade de rede cinérgica de todos funcionarmos em conjunto”, acrescentou.
Presente no lançamento, o ministro da Economia Pedro Siza Vieira, salientou que “numa altura em que estamos a encarar um momento de crise e um momento de oportunidade de recuperação, Cascais dotar-se de uma agência com estas características é muito importante”.