Casa do Impacto e Ageas procuram soluções para combater os desafios do envelhecimento

A Casa do Impacto juntou-se à Ageas para apoiar soluções inovadoras que combatam os desafios do envelhecimento da população portuguesa. Candidaturas para as melhores soluções decorrem até 19 de fevereiro de 2023.

A nova edição do concurso Santa Casa Challenge, da Casa do Impacto, conta com a parceria do Grupo Ageas Portugal e da Fundação Ageas, e tem um novo formato que inclui formação, mentoria técnica de especialistas, apoio financeiro e dois anos de incubação. A iniciativa tem candidaturas abertas até 19 de fevereiro de 2023  e destina-se a empreendedores que tenham novas soluções, de base tecnológica, nas áreas do envelhecimento e longevidade

“O programa visa apoiar uma nova geração de soluções que olham ativamente para um problema estrutural da sociedade, que tragam inovação para as formas de apoio a uma população com elevados índices de isolamento e solidão, com estruturas físicas muito desatualizadas e onde os cuidadores ainda não têm acesso a formação nem ao apoio técnico e emocional que precisam”, explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, citada em comunicado.

O novo Santa Casa Challenge procura soluções assentes em três desafios, nomeadamente Envelhecer no lugar certo, Conexão social e envolvimento e Cuidar dos Cuidadores.

Para além do prémio monetário de 5 mil euros para os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, “os três vencedores apurados num Demo Day no final da capacitação têm a oportunidade de continuar a trabalhar com a Casa do Impacto durante dois anos, bem como acesso a apoio não-financeiro e acompanhamento mensal da equipa do programa, passagem por outros programas e iniciativas da Casa do Impacto, partilha de espaço com outros empreendedores de impacto e um Alpha Pack para o Web Summit 2023”, explica a Casa do Impacto.

As candidaturas estarão abertas no website da Casa do Impacto até ao dia 19 de fevereiro de 2023. A capacitação dos projetos terá lugar no mês de março e o início da incubação de dois anos terá início no mês de abril de 2023.

Ao longo das sete edições anteriores do Santa Casa Challenge foram lançados desafios ligados à educação, ambiente, saúde, infraestruturas, cultura e envelhecimento, e foram apoiadas start-ups como a Spot Games, MyPolis, Equalfood, Nevaro, SurgeonMate, BlaBlaBlue, AirCO2, Hephaesnus, Beebio, Seedbloks, SmartAI, Genviot, MAG2Clean, entre outras.

Comentários

Artigos Relacionados