Carros voadores podem ser uma realidade no Brasil

A cidade de São Paulo, no Brasil, poderá acolher terminais para carros voadores. O projeto é da Socicam e a empresa acredita que até 2027 estarão operacionais.

O projeto apresentado pela empresa brasileira Socicam prevê que as pistas para os eVTOLs (veículos elétricos que voam com descolagem e aterragem vertical), sejam construídas nos terminais de autocarros já existentes naquela cidade brasileira.

Atualmente, a Socicam administra 102 terminais rodoviários e urbanos, 24 aeroportos e quatro terminais marítimos no Brasil, e agora, numa parceria com a Intertechne, está a lançar o seu próprio projeto de terminal para os veículos voadores. Trata-se de um Hub de Mobilidade que consiste numa infraestrutura multifuncional com torre de controle específica para a operação dos e-VTOLS, espaço para carregamento dos mais diversos tipos de veículos elétricos e integração com outros tipos de transporte, como autocarros e bicicletas, explica a empresa no seu site.

De acordo com o projeto da Socicam, cada pista terá capacidade para seis eVTOLs, com posições de embarque/desembarque e de espera. Entretanto, segundo a imprensa brasileira, a empresa aguarda as coordenadas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acerca de regulação do eVTOL, das rotas e da utilização do espaço aéreo. 2027 é a data prevista pela empresa para a ter o primeiro terminal em funcionamento.

Refira-se, que recentemente, também a Embraer, através da Eve, a sua empresa de mobilidade aérea urbana, solicitou à ANAC a certificação do seu veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical.

Comentários

Artigos Relacionados