Carnaval do Rio vai ter reconhecimento facial
Este ano, o Carnaval do Rio de Janeiro vai ter um programa de reconhecimento facial, integrado na estratégia de segurança da cidade. O software é da Oi e pretende identificar potenciais criminosos.
A pouco mais de um mês do Carnaval, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou a implementação de um programa de reconhecimento facial na zona de Copacabana. O sistema será colocado nas câmeras de trânsito e de segurança já instaladas nas ruas daquele bairro carioca. Através das imagens captadas, a Secretaria de Estado de Polícia Militar poderá identificar as pessoas que estejam com mandatos de prisão, ou ainda verificar as matrículas das viaturas para controlar se são roubados ou não.
De acordo com a imprensa brasileira, o sistema recorre a um software da operadora de telecomunicações Oi e as imagens serão transmitidas diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região do central do Rio. Aí, os operadores verificarão as informações enviadas pelas câmeras, que serão cruzadas com os dados da Polícia e com os disponibilizados pela entidade que gere a atribuição da matrícula aos veículos.
O programa vai usar câmeras que já funcionam nas ruas de Copacabana, mas agora adaptadas como os novos equipamentos. A escolha desta parte do Rio de Janeiro para instalar o sistema de reconhecimento facial teve a ver com o tamanho do bairro e por ser um dos que mais turistas recebe nesta altura do ano, o que obriga sempre a um reforço significativo da segurança.








