Candidaturas para reconhecimento de clusters de competitividade até final de julho

O IAPMEI está a promover a apresentação de candidaturas ao reconhecimento de clusters de competitividade está a decorrer até 31 de julho.

Estão abertas as candidaturas ao reconhecimento dos Clusters de Competitividade para novos clusters e para custers anteriormente reconhecidos. O reconhecimento destas estruturas incentiva a mobilização dos atores económicos para a partilha colaborativa de conhecimento, centrada em ações de eficiência coletiva nos domínios da investigação e desenvolvimento e inovação, da capacitação, da internacionalização e na sustentabilidade dos recursos que permita dar à economia nacional uma dimensão tendencialmente mais global, explica o IAPMEI.

Os clusters que apresentem candidaturas com vista ao seu reconhecimento devem estar em consonância com o pensamento estratégico traçado a nível europeu e nacional, assegurando relevo económico nos domínios das transições ecológicas e digital e contribuindo para a valorização económica e social do conhecimento.

O regulamento do concurso define como cluster “uma plataforma agregadora de conhecimento e de competências, constituída por parcerias e redes que integram empresas, associações empresariais, entidades públicas e instituições de suporte relevantes, nomeadamente entidades não empresariais do SI&I, que partilham uma visão estratégica comum para, através da cooperação e da obtenção de economias de aglomeração, atingir níveis superiores de capacidade competitivas com impacto a nível da economia nacional”.

Os referidos clusters podem revestir dois tipos: o Cluster consolidado – que apresenta uma grande abrangência e um nível de maturidade superior em termos de inovação, integração em redes europeias, impacto económico nacional e capacidade exportadora; ou o Cluster emergente – aquele que revela dinâmicas recentes de crescimento, permitindo perspetivar um grau de influência crescente na economia nacional, em matéria de desenvolvimento sustentável e potencial de internacionalização.

Consideram-se iniciativas do cluster atividades de dinamização e participação em redes de conhecimento e projetos estruturantes de natureza coletiva e colaborativa. No âmbito da diversidade das iniciativas, consideram-se, por exemplo, as que se enquadrem nas tipologias de inovação e investigação e desenvolvimento tecnológico, internacionalização, formação, gestão e apoio direto às empresas, e interclusterização. As candidaturas estão abertas até dia 31 de julho.

Comentários

Artigos Relacionados