Candidaturas abertas para o Global Health Accelerator

Estão abertas as candidaturas a nível mundial para o programa de inovação de saúde Global Health Accelerator. Esta é uma iniciativa da InvestBraga e da Startup Braga, que tem como objetivo promover start-ups na área da saúde, biotecnologia e nanotecnologia.
A InvestBraga e a Startup Braga, em colaboração com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e o Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), acaba de apresentar o programa de inovação, o Global Health Accelerator, destinado a capacitar start-ups early to mid-stage nas áreas da saúde, biotecnologia e nanotecnologia.
Este programa híbrido proporciona “acesso a recursos de vanguarda, orientação especializada e ligações estratégicas ao setor, permitindo que as empresas em fase de arranque desenvolvam, validem e escalem as suas soluções inovadoras”, explica a organização da iniciativa em comunicado.
O programa decorre de 10 de abril a 18 de setembro de 2025 e oferece três meses de formação personalizada em empreendedorismo para dominar as competências essenciais para a expansão, oportunidade de seis meses de desenvolvimento de projectos-piloto / POCs com líderes do sector e acesso a laboratórios de ponta, parcerias estratégicas com a indústria e mentoria especializada
O programa destina-se a start-ups em early ou mid-stage, de preferência constituídas como empresas até ao início do programa, que estejam, pelo menos na fase de prova de conceito, com evidência de adequação ao mercado ou validação e que apresentem soluções relacionadas com a saúde humana (por exemplo, farmácia, dispositivos médicos, diagnósticos, saúde digital) ou bio/nanotecnologia para o bem-estar humano, incluindo a agricultura celular.
Os bootcamps presenciais terão lugar na Startup Braga, no Forum Braga e no INL, em datas selecionadas, com sessões online complementares. Os participantes culminarão a sua jornada com o Demo Day, a 18 de setembro de 2025, apresentando as suas inovações a um público global.
As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro de 2025, com as entrevistas a decorrerem de 17 de fevereiro a 5 de março. As decisões finais serão anunciadas a 14 de março de 2025.