Canadiano cria ténis que no fim de vida transformam-se em macieira

Designer canadiano criou uma campanha de crowdfunding para lançar uma marca de ténis biodegradáveis, a Johnny. Depois de usados, os ténis podem ser plantados e viram uma árvore de fruto.

Existe uma lenda nos Estados Unidos e no Canadá que conta a história de um homem chamado Johnny Appleseed, que andava pelos dois países a espalhar sementes de macieiras ao longo das estradas. Esta foi a inspiração para o designer Luc Houle, de 33 anos e habitante de Toronto, no Canadá, para começar o seu negócio.

Houle é fundador da marca Johnny, uma empresa de calçado biodegradável. A ideia do empreendedor é criar ténis com sementes de macieiras. Depois do produto se decompor, surgem pés de maçã.

Para tirar a ideia do papel, o jovem empresário lançou uma campanha na plataforma de crowdfunding Kickstarter. A meta era chegar aos 70 mil dólares (cerca de 62 mil euros) para lançar o produto no mercado, mas o objetivo já foi ultrapassado. O protótipo não tem nenhum tipo de plástico e todos os materiais que o compõe são biodegradáveis e resistentes à água.

“Uns ténis que se transformam em árvore ajudam-nos a compensar a pegada de carbono e a eliminar o uso de plástico”, explicou ao portal Good News.

Segundo Houle, os consumidores devem ficar descansados, porque os Johnnys não se decompõem enquanto estiverem a ser usados. “Quando a pessoa estiver cansada dos ténis, pode enterrá-los na terra, porque carregam dentro da sua composição uma semente de maçã envolvida num fertilizante natural”, explica o empreendedor.

Houle pretende comercializar os ténis no valor de 109 dólares (aproximadamente 91 euros).

Comentários

Artigos Relacionados