Caminhadas e bons vinhos, duas motivações para visitar as aldeias europeias escolhidas pela UN Tourism

Crédito: Aldeias Históricas de Portugal

A UN Tourism escolheu aquelas que considera serem as melhores aldeias turísticas europeias para visitar na primavera. Aproveite para dar um passeio, a começar pela portuguesa Sortelha.

A UN Tourism – desde o início deste ano a nova designação da World Tourism Organization (UNWTO) – é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas que selecionou as melhores aldeias turísticas da Europa. Tratam-se de locais fora dos habituais circuitos das grandes capitais e cidades europeias, procuradas por milhares de turistas de todo o mundo.

São lugares rurais, dominados pela tranquilidade, onde o turismo preserva a cultura e tradições históricas, celebra a diversidade, protege a biodiversidade, e que cada vez são mais alternativas procuradas pelos viajantes interessados em explorar roteiros pouco conhecidos e sem multidões.

Para ajudar a escolher região que melhor se adapta às suas preferências, caso queira aproveitar os dias de primavera para fazer um passeio pela história rural, relembramos algumas das propostas incluídas no Best Tourism Villages, da UN Tourism, entre as quais podemos encontrar a portuguesa Sortelha, uma aldeia histórica do concelho de Sabugal.

Ordino, Andorra
Casas tradicionais de pedra e lagos de alta montanha são caraterísticas desta localidade situada em Andorra, um  pequeno principado situado entre França e Espanha, no alto das montanhas dos Pirenéus. Ordino tem muito que explorar e muitas atividade ao ar livre para ocupar os visitantes, desde os lagos de alta montanha Tristaina e o Parque Nacional Sorteny,  até a montanha Casamanya e a estação de esqui Ordino Arcalís. Pode chegar a Ordino partindo, por exemplo, de  Barcelona, ​​Girona ou Toulouse, qualquer uma destas cidades a uma distância de cerca de três horas de carro.

St Anton am Arlberg, Áustria 
Esqui e caminhadas dominam as atividades de St Anton am Arlberg, situada nos Alpes tiroleses e uma porta de entrada para a região de esqui de Arlberg. A localidade é conhecida como o” berço” do esqui alpino pelo pioneirismo neste desporto. Os visitantes podem fazer o Wonderful Hiking Trail, que consiste num trilho para caminhada.

Slunj, Croácia
Cascatas e moinhos tradicionais dominam a passagem desta região croata. A cidade de Slunj fica a uma curta distância de carro dos famosos Lagos Plitvice. Em Rastoke, 23 cascatas deságuam no rio Korana ladeado por moinhos tradicionais.

Tokaj, Hungria
Região vinícola conhecida mundialmente. A cidade húngara de Tokaj é o centro do distrito vinícola de Tokaj-Hegyalja e a casa do Tokaji, um vinho doce que resulta de um tipo especial de fungo que ataca as uvas maduras e as torna açucaradas. Um processo que ocorre devido às condições climáticas únicas da região. A visita à localidade “obriga” a uma sessão de degustação de vinhos e uma visita ao Museu do Vinho, Património Mundial de Tokaj.

Lerici, Itália
Inserida na riviera italiana, concretamente  na costa noroeste da Itália, Lerici é repleta de edifícios coloridos e icónicos pelos quais Cinque Terre é conhecida. O seu compromisso com a sustentabilidade e com a economia azul valeu-lhe o reconhecimento da organização de turismo da ONU. É  a casa do Santa Teresa Smart Bay, o primeiro laboratório subaquático “vivo” de Itália onde os cientistas monitorizam a acidificação destrutiva dos oceanos. Lerici incentiva o turismo sustentável.

Sortelha, Portugal
Uma viagem ao passado é a proposta desta antiga vila muralhada que manteve a sua arquitetura medieval e renascentista. A paisagem é dominada por um castelo do século XIII e pelas casas rurais de granito.

Valeni, Moldávia
Observar pelicanos no Lago Belleau é uma das possibilidades para quem visitar as maravilhas naturais de Valeni, uma vila no sudoeste da Moldávia. Em 2014, a Eco Village Văleni foi estabelecida como base para os visitantes explorarem a área e visitarem a Reserva Natural Lower Prut, registada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Siguenza, Espanha
Localizada no centro da Espanha, Sigüenza é conhecida pelo seu castelo em forma de fortaleza e pelo Museu Diocesano que reúne obras de arte religiosas famosas. A cidade está incentivar viagens, durante a semana, no seu comboio medieval que sai de Madrid numa viagem de uma hora e 20 minutos. Trovadores e cavaleiros acompanham a viagem, recorrendo à música e ao teatro para contar a história das aldeias e vilas por onde o comboio vai passando.

Morcote, Suíça
Com uma aparência de cartão postal, Morcote, no Lago Lugano, é um destino de viagem cercado por vegetação e arcadas de antigas casas senhoriais que se alinham-se à beira da água.

Şirince, Türkiye
Şirince esforça-se por preservar a sua atmosfera antiga e, por isso, a circulação de carros é proibida nas ruas estreitas da cidade. Os moradores locais deslocam-se a pé ou a cavalo. A cidade, a 22 km da antiga cidade de Éfeso, está situada no topo da colina e era uma vila grega antes da guerra Greco-Turca. Está rodeada por vinhas, olivais e árvores de fruto.

Comentários

Artigos Relacionados