Call para licenciamento de propriedade intelectual. Inscrições até 22 fevereiro.

Está a decorrer uma call para licenciamento de propriedade intelectual. Objetivo: promover a entrada no mercado de serviços intermediários.
Inserida no Programa para a Promoção do Mercado Interno (Single Market Programme), começou este mês uma call destinada a intermediários inovadores para o licenciamento de propriedade intelectual: Intellectual Property Licensing Intermediaries (SMP-COSME-2021-IPLI). As inscrições podem ser submetidas até fevereiro e os candidatos não podem apresentar mais do que uma proposta.
Esta call tem como finalidade promover a entrada no mercado de serviços intermediários, sobretudo dos que recorram a ferramentas digitais modernas (como, por exemplo, inteligência artificial). Trata-se de uma forma de facilitar o licenciamento de tecnologias ou casos de negócio detidos por start-ups e PME europeias, permitindo-lhes desta forma entrar em mercados internacionais ou crescer e inovar mais rapidamente. A ideia associada a esta call é que os serviços propostos tenham como alvo o desenvolvimento de estratégias para identificar e estimular a procura de soluções inovadoras nas áreas tecnológicas que são prioritárias para a Comissão Europeia – nomeadamente, o digital, o green e a saúde.
Este instrumento de financiamento da Comissão Europeia prevê, por um lado, aumentar a visibilidade dos serviços intermediários para o licenciamento nas comunidades mais relevantes, entre as quais clusters, associações de PME, e por, outro lado, ajudar a aumentar as possibilidades de negócio dos intermediários de licenciamento de propriedade industrial participantes.
A iniciativa antevê também a melhoria dos modelos de negócio das start-ups apoiadas, contribuindo para o desenvolvimento de uma indústria sustentável.