Brasil inaugura programa de internacionalização de start-ups

O StartOut Brasil espera internacionalizar até 60 start-ups em 2018. O ecossistema português está entre os alvos da iniciativa.

O Brasil tem uma nova iniciativa para internacionalizar start-ups oriundas do país: o StartOut Brasil. Ao todo, vão ser perto de 780 mil euros (três milhões de reais) investidos neste programa.

O objetivo é capacitar os empreendedores com projetos passíveis de serem levados para fora do país. Consultoria especializada em internacionalização, mentoria com especialistas no mercado de destino e formações para o pitch são apenas algumas formas de apoio aos empreendedores.

Os países alvo da iniciativa são Portugal, Alemanha, França e os Estados Unidos. Em cada um destes mercados, as start-ups vão participar em eventos de prospeção de clientes e investidores. Vão também ser agendadas visitas a aceleradoras, incubadores, empresas locais e, posteriormente, será feito um demo day com potenciais investidores.

A primeira missão da StartOut Brasil está a acontecer neste momento em Paris, onde 14 start-ups vão participar na sua possível integração no ecossistema.

Lisboa, que está entre os locais eleitos pelo programa, vai receber os empreendedores brasileiros no quarto trimestre de 2018. O agendamento vai coincidir com a edição do próximo ano da Web Summit.

Eventualmente, depois das start-ups conseguirem uma rede de contactos e conhecimento sobre como atuar no ecossistema estrangeiro, vão receber apoio de especialistas para o conseguirem, com a finalidade de criarem uma estratégia de internacionalização.

Apenas as start-ups que já receberam investimentos ou que estejam a faturar valores na ordem de 130 mil euros (500 mil reais) têm a possibilidade de entrar no programa. Fluência em inglês e ter uma equipa a trabalhar em full-time no projeto são também outros dos requisitos.

A StartOut Brasil vem reforçar a ideia de que as pequenas e médias empresas brasileiras são fundamentais para contornar a situação económica atual. Desde janeiro até agosto deste ano foram criadas 1,54 milhões de empresas no Brasil.

Comentários

Artigos Relacionados