Braga: Projeto SHOPYARD procura propostas de residências artísticas
A Braga25 está à procura de cinco propostas artísticas para serem desenvolvidas em espaços comerciais do centro de Braga. As candidaturas estão abertas até 31 de outubro.
O projecto Shopyard quer dinamizar o centro comercial de Santa Cruz, em Braga, e lançou uma convocatória para selecionar cinco residências artísticas. Promovido pela Braga25-Capital Portuguesa da Cultura, a iniciativa procura fomentar o debate local sobre os desafios que as cidades contemporâneas enfrentam, com especial enfoque nos centros comerciais de primeira geração construídos na cidade entre as décadas de 1980 e 1990.
Com uma dotação total de 10 mil euros, e um apoio de dois mil euros por projeto, esta convocatória destina-se a artistas e criativos, a título individual ou coletivo, naturais ou residentes no concelho de Braga, e que trabalhem as áreas das artes plásticas, arquitetura e design.
Das propostas apresentadas serão escolhidos cinco projetos que serão desenvolvidos em residência artística entre janeiro e setembro de 2025. Numa primeira fase, os resultados destas residências de curta duração serão apresentados num momento público, para posteriormente, depois das obras concluídas, serem reunidas numa exposição final, que será realizada em novembro de 2025 em vários shoppings de primeira geração de Braga.
Este projeto, com a curadoria do atelier de investigação em arquitetura Space Transcribers, nasceu da vontade de revitalizar os centros comerciais que, apesar da sua localização privilegiada no centro da cidade, perderam protagonismo face a outras superfícies comerciais. Contudo, são espaços que apresentam condições únicas para estimular e incentivar novas dinâmicas culturais e que este projeto quer agora pôr em marcha, com um conjunto de iniciativas que incidem sobre dois eixos programáticos — reflexão e criação — que vão estimular, debater e reimaginar os possíveis futuros para estes centros comerciais.
O eixo de criação partirá da transformação de uma loja do rés-do-chão do centro comercial Santa Cruz, que funcionará como sede do projeto e como local de criação através de oficinas e das residências artísticas desta convocatória.
Resumo:
Responsável: Braga25
Área: Cultura
Produto: Espaços Comerciais
Mercado: Nacional
Necessidade: Residências artísticas
Contacto: info@braga25.pt