O que procura a Bioco?

Lurdes Silva, a mulher que deu uma nova vida ao bioco, procura investimento para encontrar espaços mais centrais para comercializar o seu produto, investir numa estratégia de marketing digital e continuar a inovar numa peça que carrega o peso da história.
O Bioco Tradition tem por trás a paixão de uma mulher do Norte, mas a inspiração é 100% algarvia. Depois de ter sido proibido pelo Governo Civil de Faro em 1892, o bioco, capa preta que cobria as algarvias da cabeça aos pés, surge reinventado passados mais de 100 anos pelas mãos de Lurdes Silva, que nele colocou toda a criatividade e inovação, sem esquecer a história que lhe está associada.
“A paixão pela tradição e pela nossa identidade levou-me a investigar o nosso passado, as nossas raízes. Após algumas pesquisas, resolvi recriar peças com design, adaptando-as à mulher atual e apaixonada pela vida, porque reparei que existia uma oportunidade no mercado”, explica a empresária, revelando que “o objetivo da marca é a recriação e comercialização de produtos com tradição”.
A marca disponibiliza três modelos de capas que contam no seu interior a história do bioco, em português e em inglês: Bioco Mistério; Bioco Paixão e Bioco Tradição. Mas o objetivo é não ficar por aqui. Até porque ideias não faltam! Lurdes Silva quer perpetuar a história do bioco, com novos tecidos e padrões e oferecer ao público feminino uma peça de moda intemporal.
Segundo a empresária, a aceitação tem sido positiva. “Os produtos foram testados no mercado no ano passado e existem vendas efetuadas durante esse ano – cerca de 169 biocos e 49 écharpes, em 40 dias de eventos ligados ao design e à tradição, em Lisboa e Algarve”, revela, apontando como target das suas peças “a faixa etária entre os 30-60 anos, com rendimento médio alto e com formação superior. Portugueses e turistas que visitam o nosso país, que pretendam levar uma recordação de onde estiveram, uma peça que podem usar, que apresenta uma mistura da nossa identidade com design contemporâneo. Muitas pessoas querem adquirir o produto, quando sabem que é um produto com história”.
Acompanhar as tendências de mercado tem sido outras das apostas da Bioco Tradition. A comprová-lo está a sua distinção nos Prémios Navegantes XXI, uma iniciativa da Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa (ACEPI), na categoria PME Digital.
Neste momento, a marca está a desenvolver uma loja online no seu site, para facilitar a compra dos biocos. Enquanto a loja online não estiver concluída, quem estiver interessado em adquirir um bioco, pode encontrar a marca numa loja da Sé – A Arte da Sé – em Lisboa, mas também no Porto, na Loja Magasin, do Centro Comercial Miguel Bombarda, e no Algarve, na loja Mar d´Estórias em Lagos e na loja Alquatro em Almancil.
A empresária pretende, no entanto, encontrar espaços mais acessíveis e centrais, quer em Lisboa quer no Porto, para comercializar as suas peças, assim como dar maior visibilidade às mesmas, pelo que procura um investidor que queira arriscar.
“Precisamos de um investimento na ordem dos 21 mil euros, não só para reforçar estrategicamente a nossa presença em espaços comerciais e a nossa participação em eventos, como também para aumentar a nossa visibilidade e credibilidade no digital, através de uma estratégia multicanal”, frisa a fundadora do Bioco Tradition, referindo que quer inovar ao nível dos tecidos que utiliza e criar um novo produto que continue a carregar o peso história.
Resumo:
Responsável: Lurdes Silva
Produto: Bioco
Mercado: Português, com previsão de expansão para mercados da Saudade, EUA
Necessidade: Financiamento (21 mil euros)
Contacto: biocotradition@gmail.com
Site: www.biocotradition.com