Desenvolve e coloca cacifos autónomos inteligentes, controlados por uma aplicação móvel, em ambiente urbano. A Bloq.it está aberta a investidores e a parceiros comerciais nos vários segmentos em que atua.

Criada no ano passado por três cofundadores, a start-up nacional Bloq.it atua no mercado dos cacifos inteligentes colocados em espaços urbanos, onde os seus utilizadores, um público-alvo muito abrangente e diversificado, podem colocar os seus pertences, e controlados no smartphone através de uma app. Mas, para além de ser um sistema de personal storage, aos cacifos Bloq.it também têm outras funcionalidades como, por exemplo, o carregamento de telemóveis.

Começou por marcar presença em pontos estratégicos, como praias (na região de Lisboa) e festivais de música, o que fez com que a sua proposta de serviço começasse a ser conhecida. Sedeados em Lisboa, tem sido esta a principal área de atuação da start-up no entanto, a ambição da Bloq.it é crescer no resto do país e também internacionalmente, num futuro próximo.

“A ideia surgiu quando eu um dos outros cofundadores participamos num programa de empreendedorismo em Silicon Valley”, começa por explicar João Lopes, cofundador e CEO do projeto. “O nosso CEO [o esloveno Miha Jagodic) tinha tido a ideia de colocar cacifos em praias para as pessoas poderem guardar os seus objetos em segurança. Na altura, eu achei o conceito interessante e então pensei numa solução mais tecnológica e viável. A partir daí surgiu o nosso MVP (cacifo inteligente controlado por uma app) que usamos para entrar no mercado que planeamos inicialmente: praias”, recorda.

Dos três elementos iniciais, a equipa começa a expandir-se e, neste momento, dispõe de uma estrutura de cinco pessoas. Para além de ter desenvolvido as soluções que disponibiliza de raiz (IoT/eletrónica do cacifo) e software (App, …) também fazem vendas. “Inicialmente entramos no mercado como B2C, disponibilizando o nosso serviço diretamente ao consumidor. Mas agora estamos a explorar o B2B e B2B2C, disponibilizando a nossa tecnologia e solução a outros negócios. (Luggage Stores, Hostels, Espaços de co-work, …)”, afirmou João Lopes.

Da ideia à concretização
“Neste momento, estamos a começar conversas para um seed round na nossa start-up, pelo que estamos abertos a investidores. Estamos também abertos a parceiros comerciais nos vários segmentos em que atuamos”, revelou o cofundador.

A start-up quer atuar nos mercados de smart cities e da hospitalidade. As próximas etapas envolvem a concretização de “alguns deals muito importantes para nós, e a tentar fechar alguns pilotos muito interessantes”, revela João Lopes. A Bloq.it continua a fazer bastante R&D e durante os próximos tempos “ainda vão haver muitos upgrades tanto no nosso software (novas funcionalidades) como no hardware. Pretendemos fechar uma seed ronda nos próximos meses e expandir a nossa equipa”, adiantou o responsável da start-up.

Resumo:
Responsáveis: João Lopes, Miha Jagodic, Ricardo Carvalho
Área: Guardar objetos
Produto: Cacifos urbanos/App
Mercados: Nacional
Necessidade: Investidores, parceiros comerciais
Contacto: lopes@bloq.it
Site: http://bloq.it

Comentários