Biovance Capital tem um novo fundo que vai investir na saúde

Especializada na área da saúde, a capital de risco Biovance Capital Partners vai gerir o Biovance Capital Fund I e investir em empresas do setor da biotecnologia que desenvolvam medicamentos inovadores.
O fundo Biovance Capital Fund I foi anunciado ontem e vai investir em empresas biofarmacêuticas em estágio inicial que desenvolvam novas terapêuticas em toda a Europa, com foco em Portugal, Espanha e Itália. O Biovance Capital Fund I foi selecionado pelos programas Portugal Tech e InvestEU. A equipa de gestão pretende mobilizar até 60 milhões de euros, incluindo capital de investidores institucionais privados entre os quais a Caixa Capital (Grupo Caixa Geral de Depósitos).
De acordo com a informação disponibilizada, o Biovance Capital Fund I investirá em 12 empresas na área da biotecnologia, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de medicamentos inovadores para a saúde humana, concretamente em áreas terapêuticas prioritárias como, por exemplo, oncologia, imunologia e neurologia.
O novo fundo conta com a experiência da equipa de gestão da Biovance Capital, capital de risco sediada em Lisboa, constituída por um médico e dois cientistas, todos com doutoramento e carreiras de investigação em instituições internacionais de referência como a Harvard Medical School, MIT e Imperial College.
Por ocasião da apresentação do fundo, António Costa Silva, o Ministro da Economia e do Mar, frisou que “este fundo vai ter um contributo muito relevante para a promoção do investimento em start-ups de biotecnologia, permitindo o desenvolvimento de novos medicamentos, como resultado da forte cooperação entre o BPF e o Grupo BEI e a complementaridade entre o financiamento nacional, assegurado pelo IAPMEI, e da União Europeia através do Programa InvestEU. Desta forma, colocamos a economia ao serviço da saúde das pessoas”.