BfK INNOV@Rise apoia projetos académicos com potencial de negócio
O programa de aceleração em ciência e tecnologia, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), escolheu seis projetos das áreas de saúde, agroalimentar e gaming para o DemoDay. Vai atribuir 45 mil euros em prémios para o desenvolvimento de protótipos.
A edição Norte do Programa de Aceleração em Ciência e Tecnologia BfK Innov@Rise já escolheu os projetos desenvolvidos no ensino superior, com potencial de negócio, que vão participar no DemoDay marcado para 9 de fevereiro, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto.
Ao longo dos últimos três meses, os seis projetos de investigação académica agora apresentados passaram por um processo de capacitação intensiva, com a participação de vários mentores, de forma a apresentarem-se ao mercado de forma estruturada.
Os seis projetos da edição Norte do DemoDay do BfK INNOV@Rise são:
PURR.AI – Usa uma estratégia multiescala holística baseada em dados inteligentes e algoritmos de “deep learning” para simplificar o processo de desenvolvimento de fármacos.
EARLY – Perante a ausência de métodos de diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, bem como de formas de tratar esta doença, surge esta plataforma de bacteriófagos – vírus que infetam bactérias – para o diagnóstico precoce da doença.
ClasDAC – Serviço de leitura radiográfica automática para diagnóstico e certificação da Displasia da Anca em cães jovens e adultos, uma doença que tem uma elevada incidência em algumas raças (cerca de 50%). Esta solução dá aos veterinários a oportunidade de reagirem cedo e poderem parar a progressão da doença.
BALVIA – É um ecossistema inovador para apoio na administração de medicamentos, promoção de qualidade de vida, bem-estar e comunicação.
notEggo – No setor agroalimentar, a notEggo apresenta uma alternativa vegetal ao ovo, com forma e consistência semelhantes a um ovo de galinha.
Kendir Studios – Na área de gaming, a Kendir Studios desenvolve jogos e ambientes digitais de apoio à aprendizagem e ensino.
João Mendes Borga, administrador da ANI, afirmou que “a capacitação destes projetos e a transferência do conhecimento para o tecido empresarial é algo (…) essencial para a transição para uma economia mais sustentável, mais resiliente a crises e que permite afirmar Portugal como um país inovador. Este programa é, por isso, muito importante no apoio ao empreendedorismo nacional e a ANI vai continuar a acompanhar estes projetos e a apoiar a sua entrada no mercado, porque acredita no seu potencial de negócio”.
A decorrer em todo o país, o programa o BfK INNOV@Rise vai ainda dinamizar, a par da edição Norte, os DemoDays da edição Alentejo e Centro, a acontecerem nos dias 16 de fevereiro e 23 de março, em Évora e Coimbra, respetivamente. O BfK INNOV@Rise vai atribuir 45 mil euros em prémios monetários — três mil euros por projeto — para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.
Esta programa da ANI é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV (cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.