Beta-i junta-se a projeto europeu para criar manual de empreendedorismo

A consultora juntou-se a três escolas europeias de negócios, a empreendedores sociais e a hubs de start-ups para criar um manual prático de empreendedorismo para a comunidade universitária.

De forma a desenvolver uma metodologia de inovação social para ser usada nas universidades e ensinar os alunos a enfrentar desafios sociais sistémicos, através do empreendedorismo, a consultora de inovação Beta-i   juntou-se a professores de escolas de negócios, empreendedores de impacto social e parceiros do ecossistema de start-ups a nível europeu para  implementar o projeto EXPAND.

Com a duração de três anos, este projeto é financiado pelo programa Erasmus+ Knowledge Alliance da Comissão Europeia. No seu primeiro de ano de atividade, será lançado um acelerador de ideias de quatro meses que desafiará os alunos a criar soluções viáveis para lidar com a problemática dos sem-abrigo, temática escolhida pelo consórcio para o arranque do projeto já que este é um dos principais desafios sociais da atualidade. Assim, os nove parceiros do EXPAND prepararão os módulos e o conteúdo do acelerador de ideias, bem como uma pesquisa documental e mapeamento do ecossistema sobre os sem-abrigo nas cidades de Ghent, Barcelona e Paris.

De janeiro a maio de 2022, o projeto iniciará o acelerador e selecionará estudantes universitários das universidades participantes para participarem no programa intensivo de 10 semanas.

Os participantes receberão orientação e apoio para desenvolver as suas ideias, construir protótipos, testar as suas soluções no mercado e validar modelos de negócios de impacto. No final do programa, os alunos apresentarão ao público os projetos que desenvolveram durante o programa de aceleração num Demo Day.

Depois de recolher as melhores práticas entre parceiros e participantes, o consórcio desenvolverá e divulgará o Manual EXPAND para professores da Europa e do mundo. Será um guia prático exclusivo para professores do ensino superior com as melhores práticas para desenvolver um acelerador de ideias com foco em desafios sociais, de modo a permitir a replicação da metodologia dentro das próprias instituições.

Além da Beta-i, o consórcio EXPAND junta parceiros da Bélgica, Espanha, França e Itália e é composto por três escolas de negócios, Universitat Ramon Llull – Esade (Espanha), ESSEC Business School (França), and Vlerick Business School (Bélgica); mais dois especialistas no ecossistema de inovação, H-FARM Education (Itália) and Impact Shakers (Bélgica); e por três start-ups de impacto social, a Espacité, a Diogenis e a GLIMPS.

“Ao envolver um amplo espectro de parceiros europeus no projeto, o EXPAND deseja contribuir para a necessidade de um maior envolvimento cívico na União Europeia através da capacitação especializada, que desenvolva novas competências de resolução de problemas e estimule o empreendedorismo de impacto entre alunos do ensino superior”, afirmou Pedro Rocha Vieira, CEO e cofundador da Beta-i.

Comentários

Artigos Relacionados