Beta-i e Turismo de Portugal debatem futuro do turismo sustentável

O turismo sustentável e a recuperação no pós-pandemia vai estar em debate na Lisbon Tourism Summit, no dia 30 de setembro, num evento 100% digital promovido pela Beta-i e pelo Turismo de Portugal.

A 3.ª edição do Lisbon Tourism Summit, um evento organizado pela consultora colaborativa Beta-i e apoiado pelo Turismo de Portugal, vai debater as grandes tendências que vão marcar os próximos anos e servir como ponto de ligação entre start-ups, investidores, empresários do setor e investigadores de referência nacional e internacional. Em formato online e gratuito, trata-se de um evento de um dia, com um foco especial no turismo sustentável e em soluções para o período pós-pandemia.

A questão “O que está atualmente a impactar a indústria do turismo e viagens?” será o ponto de partida para estimular a discussão em torno de temas como sustentabilidade, recuperação no “novo normal”, economia circular e eficiência energética, mobilidade e experiência do viajante e transformação digital, big data e inteligência artificial.

Este summit é dirigido a profissionais, especialistas, empresários ou estudantes na área de viagens, hospitalidade, entretenimento, atividades de turismo de lazer e start-ups tecnológicas na área de viagens que procurem encontrar e cooperar com organizações líderes neste setor.

Na lista de oradores convidados estão nomes como Leyla Acaroglu, designer de sustentabilidade, socióloga e empresária (premiada como “Champion of the Earth” pelas Nações Unidas e autora de vários livros e TED Talks); Dirk Glaesser, diretor de desenvolvimento sustentável da Organização Mundial do Turismo; Manuel Dias, diretor de vendas de tecnologia e embaixador de IA na Microsoft; Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO Infraspeak; Tiago Araújo, cofundador e CEO da HiJiffy; ou Pedro Teixeira, diretor de qualidade, meio ambiente e segurança da Neya Hotels, entre outros.

Pedro Rocha Vieira, cofundador e CEO da Beta-i, salienta que “esta cimeira é agora mais relevante do que nunca, face aos desafios que o setor enfrenta. Não só a pandemia Covid-19 tem impactado de uma forma sem precedentes, exigindo adaptação e inovação urgentes, como as alterações climáticas, das quais o turismo é vítima e contribuinte, têm alterado os hábitos dos consumidores. É assim essencial reunir empreendedores, empresários e investigadores no mesmo «lugar» para repensar o futuro, restaurar a confiança dos viajantes e contribuir para um modelo mais sustentável e circular”.

A par da componente de debate, o Lisbon Tourism Summit (que faz parte da estratégia de inovação do Turismo em Portugal), também engloba a fase final do The Journey, um programa de inovação aberta organizado pela Beta-i, que facilita a colaboração entre empresas líderes nesta indústria e start-ups tecnológicas de todo o mundo. Assim, serão apresentados os projetos piloto criados por seis start-ups em conjunto com os parceiros do programa durante a fase final da última edição, que teve início em 2019. São de três start-ups portuguesas, três de Espanha, Polónia e Bélgica e uma da Ásia.

Comentários

Artigos Relacionados