BEI e Comissão anunciam 18 biliões de euros de financiamento no Global Gateway

Ação climática, energia limpa e conectividade, nos países parceiros da Europa em todo o mundo, é o foco do financiamento.

O Banco Europeu de Investimento (EIB na sigla inglesa) e a Comissão Europeia anunciaram esta semana 18 biliões de euros em financiamento no âmbito do Global Gateway. Trata-se da estratégia de investimento da Europa para países parceiros e que tem como áreas prioritárias a ação climática, a energia limpa e a conectividade. De acordo com a informação divulgada, “os projetos terão como objetivo ajudar a preencher a lacuna global de financiamento climático e apoiar a prevenção, adaptação e mitigação”.

A estratégia Global Gateway consiste num programa de apoio da União Europeia a países parceiros para reforçar a sua resiliência e desenvolvimento sustentável. Esta oferta visa reduzir a lacuna de investimento global com investimentos de valor dos setores público e privado, apoiando a recuperação económica global e acompanhando as transições verde e digital gémeas fora da UE.

Mundialmente, a Global Gateway pretende mobilizar 300 biliões de euros em investimentos entre 2021 e 2027 combinando doações, empréstimos concessionais e garantias para reduzir o risco de investimentos do setor privado. O Banco Europeu de Investimento Global, braço de desenvolvimento do BEI, mobilizará pelo menos 100 biliões dessa meta. Já a Comissão fornecerá uma garantia orçamentária da UE para apoiar 8,3 biliões de euros de empréstimos do BEI à Global Gateway.

Em conjunto, a Comissão Europeia e o BEI fornecerão um financiamento de 18 biliões de euros para projetos que visam apoiar uma transição ecológica, digital e justa globalmente.

Comentários

Artigos Relacionados