Banco de Fomento lança programas de investimento de 650 milhões

Estão abertas as candidaturas para os dois primeiros Programas de Investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), geridos pelo Banco Português de Fomento e com uma dotação global de 650 milhões de euros.
O Banco Português de Fomento lançou os dois primeiros programas de investimento no âmbito do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR). Em causa estão 650 milhões de euros para apoiar a solvabilidade e resiliência financeira das empresas e o investimento produtivo em crescimento e consolidação empresarial através do Programa de Recapitalização Estratégica e do Programa Consolidar.
O Programa de Recapitalização Estratégica conta com uma dotação até 400 milhões de euros e tem uma duração expectável até 10 anos, permitindo ao Banco Português de Fomento financiar diretamente empresas nacionais estratégicas não financeiras, viáveis no final de 2019, que desenvolvam atividade em território nacional.
Este permite investir a par com investidores privados e pode ser feito através de instrumentos de capital, incluindo ações ordinárias ou preferenciais, não tomando, no momento do investimento inicial, participações iguais ou superiores a 50% do capital social ou dos direitos de voto da empresa investida. O investimento também pode ser feito via instrumentos de quase-capital, incluindo obrigações convertíveis ou outros instrumentos híbridos, tais como empréstimos participativos.
Com uma dotação de 250 milhões de euros, o Programa Consolidar visa promover o investimento em empresas impactadas pela pandemia de Covid-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação, através de fundos de capital de risco onde existe, também, capital privado.
O investimento será feito através de fundos de capital de risco geridos por intermediários financeiros, cuja seleção será efetuada através de um procedimento aberto, transparente e competitivo.
O detalhe destes novos instrumentos financeiros está disponível no portal do Banco Português de Fomento.