Aveiro inaugura parque tecnológico para start-ups brasileiras e portuguesas

O Porto Digital Europa chega à Europa e vai funcionar temporariamente no Parque de Exposições de Aveiro. Para já, conta com quatro empresas brasileiras e outras cinco em fase de negociação.

A cidade de Aveiro inaugurou um espaço para a instalação de start-ups brasileiras e portuguesas. Trata-se do Porto Digital Europa, uma filial do maior parque tecnológico da América Latina, localizado em Recife. A iniciativa já conta com quatro empresas instaladas, mas a meta é ter 15 start-ups no local até o final de 2024.

Segundo Mariana Pincovsky, vice-presidente do Porto Digital, “tivemos uma missão de 25 empresários no ano passado e, destas, cinco estão em processo. Quando falamos do projeto, quando sai algo na imprensa ou nas redes, somos inundados de perguntas sobre como se mudar pra Portugal, existe um interesse muito grande”.

A proposta do parque é unir empresas, universidades e a comunidade, replicando o modelo de negócios do parque no Brasil. O hub no Brasil existe há mais de 20 anos e movimentou 880 milhões de euros em 2022.

Renato Marques Fernandes, de 47 anos, que é analista de sistemas, é um dos empreendedores já instalados no Porto Digital Europa. Com uma start-up de inteligência artificial, mudou-se recentemente para Aveiro. A decisão surgiu após uma visita técnica realizada em 2022. A sua expectativa é que o trabalho aumente e que mais pessoas sejam integradas na equipa.

A maior empresa no parque em Aveiro é o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), a primeira empresa do Porto Digital de Recife.

Conforme Karla Godoy, diretora de operações do CESAR, uma equipa já está a trabalhar em Aveiro e vai executar a parceria com a SONAE MC. Os profissionais serão responsáveis por ajudar a empresa a lançar 66 novos produtos e serviços com tecnologia 5G nos próximos dois anos.

O  hub também está disponível para nómadas digitais, que igualmente podem contar com apoio jurídico nas questões burocráticas. A direção do parque acredita que Aveiro é uma cidade próspera para realização de networking e para quem trabalha remotamente com tecnologia.

As instalações ficam provisoriamente no Parque de Exposições de Aveiro. O sítio conta com salas privativas, salas de reuniões, coworking e anfiteatro. Depois, o hub vai mudar-se para uma sede própria, disponibilizada pela Câmara de Aveiro.

Comentários

Artigos Relacionados