Automaise e CBR Genomics vencem concurso de start-ups da Zurich em Portugal

A Automaise e a CBR Genomics conquistaram os primeiros lugares na fase nacional do Zurich Innovation Championship. As start-ups irão participar no pitch global, dando a conhecer os seus projetos já em março.

A Automaise e CBR Genomics foram as vencedoras nacionais da 3.ª edição do Zurich Innovation Championship, concurso de start-ups que promove a transformação, inovação e disrupção no setor dos seguros, iniciativa do Grupo Zurich. As start-ups portuguesas competiram nas categorias Simplificação e Reimaginar os Seguros e preparam-se agora para o pitch global que decorre em março e que vai selecionar 12 start-ups para um programa de aceleração com duração de três meses.

A Automaise, sediada em Braga, apresentou uma solução para o tratamento e gestão dos pedidos e solicitações submetidas diariamente às seguradoras, por parte dos clientes, parceiros ou prestadores. Estes pedidos podem estar associados a várias tipologias de seguros e consistem em solicitações que requerem uma avaliação individual, que levará à decisão do segurador no sentido de aprovar ou rejeitar.

A solução da Automaise, com recurso a Inteligência Artificial (deep learning), introduz automação nestes processos de análise e decisão, tornando-os mais céleres e gerando um impacto positivo direto na qualidade do serviço prestado ao cliente.

Já o projeto apresentado pela CBR Genomics, start-up de MedTech sediada em Cantanhede, responde a um problema: uma em cada seis pessoas tem no seu ADN uma alteração genética responsável pelo desenvolvimento de doenças e cujo conhecimento atempado traz enormes benefícios para a saúde. A missão da CBR Genomics é colocar a genómica ao serviço da medicina e, neste sentido, desenvolveu a gama de serviços DNA.files, ferramentas de apoio à decisão clínica baseadas na informação do ADN dos pacientes.

A partir de uma simples amostra de saliva, a informação inscrita no ADN é “lida” e, após a sua análise, é transmitida ao médico de forma muito simples e focada na ação clínica. Esta abordagem, suportada pelo conhecimento do ADN, é transformadora na forma como a saúde das pessoas é gerida, pois possibilita a prevenção ou a mitigação de doenças através de intervenções clínicas precoces.

A terceira edição do Zurich Innovation Championship foi a mais concorrida de sempre, com a submissão de 2672 candidaturas em todo o mundo. As 42 start-ups que enviaram candidatura para a Zurich em Portugal são oriundas da Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, Itália, Japão, Portugal e Reino Unido. Destas, a Zurich Portugal selecionou sete start-ups para o pitch nacional, de onde se sagraram vencedoras as portuguesas Automaise e CBR Genomics, explica a Zurich.

Durante o mês de fevereiro a Zurich Portugal trabalhará com as duas start-ups na preparação do pitch global, fase que decorrerá em março. Na fase global serão selecionadas 12 start-ups para uma fase de aceleração de três meses (de abril a junho), em que cada start-up trabalhará com especialistas da Zurich na elaboração de um plano operacional, com um apoio financeiro até USD 100.000. Depois da fase de aceleração, decorrerá a fase de implementação, até setembro de 2022, e em outubro será feita a apresentação pública das 12 soluções selecionadas.

Comentários

Artigos Relacionados