AtlasEdge e Colt juntam-se para melhorar infraestrutura digital do país

AtlasEdge e Colt fazem parceria para impulsionar digitalização do futuro em Portugal através da conectividade sustentável e de alto desempenho.

A AtlasEdge, líder europeia de centros de dados, anuncia uma parceria estratégica com a Colt Technology Services (Colt), empresa de infraestruturas digitais. Esta colaboração, baseada em Portugal, alia o data center da AtlasEdge em Lisboa, que utiliza energias 100% renováveis, com a rede de banda larga e de baixa latência da Colt.

“A parceria estratégica da AtlasEdge e da Colt para Portugal visa responder à procura crescente de ligações fiáveis e robustas que se está a fazer sentir neste mercado. Graças às soluções de ponta da Colt aliadas à infraestrutura ágil da AtlasEdge, as empresas podem agora tornar as suas comunicações mais rápidas e escalá-las com mais facilidade através de um modelo on-demand, aumentando a eficiência e impulsionando o seu crescimento no dinâmico cenário digital dos nossos dias”, explicam as empresas em comunicado.

Segundo as empresas, Portugal tem como objetivo estratégico para 2025 acelerar a implementação de infraestruturas digitais críticas que permitam desbloquear a conectividade e a automação em tempo real, privilegiando as tecnologias verdes e emergentes tais como as redes híbridas, a IA, o IoT e o 5G.

A AtlasEdge, que irá investir mais de 500 milhões de euros em Portugal, escolheu a Colt pela sua rede de fibra e pela sua liderança mundial em ligações de ponta seguras, apontou a empresa.

A Colt possui uma vasta infraestrutura de rede em Portugal que inclui 2 redes de área Metropolitana (MAN – Lisboa e Porto), 898 km de rede de fibra ótica e 1.700km adicionais de rede de longa distância através da sua IQ Network, ligando 14 data centros de dados e mais de 969 edifícios.

A parceria anunciada resulta da aquisição de duas unidades adjacentes em Carnaxide que a AtlasEdge fez em abril do ano passado. Uma vez concluído este projeto, a AtlasEdge passará a dispor de um campus de data centres de última geração em Portugal, que será totalmente alimentado por energias renováveis e que disporá de uma capacidade instalada para fornecer mais de 20 MW de carga IT.

Paul Wiltshire, Interim Senior Vice President of Sales da AtlasEdge refere que “um futuro mais verde não é apenas um objetivo, é uma necessidade. Com esta parceria, a  AtlasEdge e a Colt levam a sustentabilidade ao centro da estratégia das empresas. Ao impulsionarmos a disponibilização de soluções de rede energeticamente eficientes e de centros de dados com operações sustentáveis, estamos a habilitar as empresas em Portugal com ferramentas que lhes permitem alcançar os seus objetivos ambientais ao mesmo tempo que mantém os mais elevados níveis de desempenho. Este compromisso garante igualmente que as empresas, além de melhorarem os níveis de eficiência das suas atividades, também contribuem para objetivos de sustentabilidade mais abrangentes”.

Carlos Jesus, VP Global Service Delivery e Portugal Country Manager da Colt Technology Services, sublinha que: “Portugal possui um setor tecnológico dinâmico que depende do investimento contínuo em conectividade para atrair players globais e assim impulsionar o crescimento. A nossa parceria com a AtlasEdge reforça o empenho da Colt em melhorar a infraestrutura digital do país e o papel de Portugal no contexto da conectividade à escala mundial. Ao aliarmos as experiências da Colt e da AtlasEdge, podemos oferecer serviços de rede excecionais e que  permitem que as empresas alcancem melhores resultados. A sustentabilidade é uma parte fundamental desta parceria que nos permite oferecer ligações perfeitas e soluções sustentáveis, apoiando um futuro digital mais amigo do ambiente”.

Comentários

Artigos Relacionados