Atenção às fraudes na Black Friday. Saiba como as evitar.

A plataforma suíça Blackfriday.pt partilha um conjunto de sugestões para que os consumidores se possam proteger dos ciberataques tão frequentes na temporada de compras.

A Black Friday, que acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro, e a Cyber Monday, na segunda-feira seguinte, acabam por ser oportunidades para fazer compras a preços mais baixos. Acontece que neste período em que aumentam as compras online, aumenta também o risco de fraude.

Para garantir que os consumidores estejam bem informados sobre como se proteger de fraudes e ameaças cibernéticas durante este período de compras frenético, a blackfriday.pt, a plataforma suíça dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em Portugal, partilha sete dicas para garantir compras online seguras.

Esta é uma época em que, inevitavelmente, se compra mais. As pessoas ficam de facto à espera por este mês para efetivamente comprarem produtos mais caros a preços mais baratos, o que faz com que, seja uma altura muito apetecível para os cibercriminosos. E, por isso, é essencial que os consumidores estejam cientes dos riscos e saibam como se proteger”, explica Jérôme Amoudruz, CEO da Blackfriday.pt.

1. Compre apenas em sites confiáveis
Certifique-se de que está a fazer compras em websites de retalhistas conhecidos e respeitáveis. Evite sites desconhecidos que ofereçam promoções que pareçam muito boas para ser verdade.

2. Verifique a autenticidade dos sites
Antes de inserir qualquer informação pessoal ou de pagamento, verifique se o site é seguro. Procure por “https://” na barra de endereços e um cadeado na barra de status do navegador. Isso indica que a conexão é segura.

3. Utilize métodos de pagamento seguros
Prefira usar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito, que oferecem proteção adicional contra fraudes. Evite transferências bancárias ou métodos de pagamento não seguros.

4. Mantenha o software atualizado
Certifique-se de que o seu sistema operativo, navegadores e antivírus estão sempre atualizados para proteger o seu dispositivo contra vulnerabilidades.

5. Desconfie de ofertas suspeitas por e-mail
Se receber e-mails com ofertas da Black Friday que pareçam suspeitas ou pedirem informações pessoais sensíveis, não clique em links ou forneça dados pessoais. Verifique sempre a autenticidade desses e-mails.

6. Use passwords fortes
Crie passwords únicas e fortes para cada conta online e utilize a autenticação de dois fatores sempre que possível.

7. Mantenha-se informado
Esteja atento às últimas notícias sobre ameaças cibernéticas e fraudes e, ao mesmo tempo, esteja atualizado sobre as práticas recomendadas de segurança online.

Comentários

Artigos Relacionados