Atena Equity Partners compra Science4you

A sociedade de capital de risco comprou uma participação maioritária na Science4you e vai liderar uma injeção de 11 milhões de euros na empresa de brinquedos científicos para crianças.
A Science4you é a mais recente aquisição da Atena Equity Partners, que concretizou o negócio através do Fundo Atena II. O valor do negócio da empresa criada por Miguel Pina Martins e que se dedica ao fabrico e venda de brinquedos científicos não foi revelado, mas a entrada sociedade gestora de capital de risco na Science4you vai levar a um aumento de capital da empresa no valor de 11 milhões de euros, liderada pela Atena Equity Partners.
Em comunicado, a Atena Equity Partners assegura que o negócio vai “reforçar a solidez e contribuir para o desenvolvimento da empresa [Science4you]”, mantendo os objetivos de “cimentar” um lugar de referência no mercado ibérico, bem como “acelerar a atividade internacional e o reforçar da presença no canal online a nível global, ao mesmo tempo que prossegue a aposta na inovação e desenvolvimento de novos produtos”.
O fundador e atual CEO, Miguel Pina Martins, que continuará na gestão da Science4you, explica que o negócio vai “capitalizar o valor distintivo” da empresa. “Além da forte capacidade financeira, conta com uma equipa especializada que será uma enorme mais-valia na expansão da companhia, tanto em Portugal como a nível internacional, e na exploração e potenciação de novos canais de crescimento”, acrescenta.
“O nosso investimento visa solidificar a empresa, potenciar a sua equipa de desenvolvimento de produto e apoiar o seu crescimento, com uma estratégia de dinamização comercial a nível nacional e internacional que aproveita a qualidade e inovação dos brinquedos que produz”, justifica assim o negócio João Rodrigo Santos, founding partner da Atena Equity Partners.
Criada em 2008, a Science4you comercializa brinquedos científicos para mais de 45 mercados, de acordo com o mesmo comunicado. Cerca de 70% das vendas têm origem em Espanha, Reino Unidos, Alemanha e França. Atualmente a empresa fatura cerca de dez milhões de euros e emprega mais de 100 pessoas.
O Fundo Atena II serviu para comprar o Hospital Particular de Almada, a farmacêutica portuguesa Sidefarma e a Quinta & Santos – Score, empresa têxtil especialista em acabamentos para grandes marcas de luxo mundiais.