As profissões que devem surgir nos próximos anos, segundo estudo

Muitas exigem um conhecimento mais aprofundado de tecnologia, como a de analista de computação quântica, mas também há oportunidades para outras áreas. Descubra as profissões do futuro, de acordo com a multinacional norte-americana Cognizant.

Embora algumas profissões corram o risco de desaparecer, outras, até mais promissoras, devem surgir, segundo um estudo sobre o Center for the Future of Work (CFoW – Centro para o Futuro do Trabalho) da Cognizant.

Se o caixa de supermercado está com os dias contados, em função do desenvolvimento da automação e dos sistemas de meios de pagamento, monitores de drones e de carros autónomos têm tudo para estar em alta. A multinacional norte-americana de TI listou as 21 profissões que devem ganhar força até o final da década.

“As preocupações com o futuro do trabalho nunca foram tão grandes, mas temos uma visão otimista em relação às novas oportunidades”, disse Michael Cook, gestor senior do Cognizant’s Center for the Future of Work.

Veja as profissões mais promissoras para o futuro, segundo a Cognizant.

Detetive de dados
Analisa informações geradas pela internet das coisas, sensores, big data e monitores biométricos.

Líder de ética
Examina contratos com fornecedores e clientes. Também verifica se o uso de recursos naturais, como água, está de acordo com a governança da empresa.

Gestor de inteligência artificial
Define e desenvolve programas de inteligência artificial para aumentar as vendas da empresa e atingir novos mercados.

Analista de segurança das cidades
Acompanha e analisa dados gerados por sensores e outros equipamentos para detectar rapidamente ataques cibernéticos à infraestrutura da cidade.

Analista de computação quântica
Entende os sistemas complexos gerados pelos computadores quânticos e analisa as diversas variáveis geradas pelo sistema.

Monitor de carros autónomos e veículos aéreos
Inspeciona o tráfego de drones e veículos aéreos tripulados. Também analisa os carros autónomos.

Consultor de compras online
Ajuda os clientes a navegar por milhares de ofertas de grandes e-commerce e sugere produtos com base numa análise minuciosa do perfil do consumidor.

 

Comentários

Artigos Relacionados