As lições que Herro Mustafa deixou na Leading People Conference

Com uma história de vida difícil desde a infância e que a levou do seu país de origem até aos Estados Unidos, a diplomata Herro Mustafa revelou algumas lições que aplica na sua vida.

A diplomata norte-americana Herro Mustafa esteve ontem na conferência Leading People e partilhou com o auditório da Nova SBE a sua história de vida e os seus conselhos para se conseguir ultrapassar obstáculos e concretizar os sonhos e objetivos.

Nascida no Iraque, Herro Mustafa tem uma história de vida inspiradora. Na infância foi uma refugiada muçulmana curda que saiu do Iraque para os Estados Unidos com a família para fugir ao regime de perseguição de Saddam Hussein. Assistiu à dura vida de trabalho dos pais para vingarem e sustentarem os dois filhos e não se esquece da mensagem que o pai sempre lhe passou: “aproveitem a oportunidade e estudem”.
Assim fez, graduou-se com uma bolsa de estudo em Princeton e fez um percurso notável como diplomata americana.

Na Leading People Conference partilhou as 10 lições que a têm acompanhado pela vida fora e que regista num cartão que nunca perde de vista para as manter presentes no seu dia a dia.

  • Não deixe que lhe digam que não consegue: não permita que destruam os seus sonhos e objetivos;
  • Torne-se um especialista e foque-se nos detalhes: qualquer que seja o projeto em que estiver envolvido seja um expert porque isso percebe-se e no próximo projeto vão busca-lo;
  • Levante a mão: Quando um projeto surgir ofereça-se para o fazer, mesmo que tenha de sair da sua zona de conforto. Isso significa que se deu uma oportunidade;
  • Aprenda novas competências /skills: são o que o vai fazer estar no mercado, ser solicitado. As empresas procuram pessoas com mais e mais competências;
  • Seja bom gestor do tempo, dos recursos e das pessoas: pode aprender a ser bom gestor em qualquer ponto da carreira, aproveite todas as oportunidades para o fazer.
  • Foque-se na inteligência emocional: as empresas de topo procuram inteligência emocional, pessoas que sabem “ler” emoções e não só pessoas com elevados QI.
  • Não tenha medo de falar o que pensa: faça-se ouvir se tiver a certeza que a razão está do seu lado e que a sua voz pode fazer a diferença, seja numa reunião ou numa conversa;
  • Abrace a diversidade: seja uma empresa ou um grupo, se todos pensarem da mesma maneira as coisas não avançam. É preciso diversidade para chegar ao melhor produto final;
  • Falhar faz parte do processo: não desista se falhar porque faz parte da jornada;
  • Procure um mentor e seja um mentor: é responsabilidade de cada um ser mentor, pensar em “como vou passar o que aprendi”. E seja qual o  cargo que tiver vai sempre precisar de um mentor.

Herro Mustafa lembrou ainda que a liderança é um processo. “Não se é líder de repente. O objetivo são as pessoas, que lideramos e que inspiramos. Se assim for teremos uma boa organização, uma boa empresa e um bom produto”, concluiu.

Comentários

Artigos Relacionados